Assim como na moda do vestuário, quando a roupa define o estilo e as preferências do usuário, o tratamento de fachada também se torna essencial para a estética arquitetônica. Com experiência de quem trabalha há mais de 30 anos com projetos de residências, a arquiteta Zaira Hoffmann Schlieper afirma que o uso de cores e texturas contribui não somente para agregar beleza, mas também para reafirmar a proposta da construção.
- Como faço muitas casas na Serra, as pessoas buscam mais o estilo rústico com pintura envelhecida. Então, já trabalho o reboco da construção, com massa de cimento, cal e areia para criar uma textura mais natural antes de iniciar a aplicação da cor desejada pelo proprietário - diz Zaira, ao explicar o recurso empregado na fachada desta residência estilo toscana, com pintura amarela envelhecida (alto), erguida em Canela.
Antes de receber a tinta acrílica - ideal para áreas externas pela resistência às intempéries - o reboco foi preparado com uma demão de selador branco como fundo. Após pintar duas camadas da cor amarela, o efeito antigo foi conquistado com a aplicação de gel e esponja.
- O gel tem a tonalidade mais escura do que a cor escolhida e o excesso foi retirado com uma esponja para dar o visual manchado. Também é possível utilizar tintas com texturas prontas para fachada, mas não fica tão natural - argumenta a profissional.
De olho no estado da parede
Para Plínio Albuquerque, especialista em pinturas especiais de uma marca de tintas com fábrica em Gravataí, o estado da parede também pode influenciar na qualidade da pintura e na escolha do tipo de acabamento da fachada.
- Se a parede já tem tinta, é preciso lixar e corrigir as imperfeições antes da aplicação. Se há bom nivelamento de reboco ou massa acrílica, somente a pintura é capaz de dar um excelente efeito decorativo. Caso contrário, a textura pode ser uma recurso para disfarçar esses defeitos e contribuir com o aspecto estético do projeto - afirma Plínio.
Beleza exterior
Aplicações de texturas agregam estilo a fachadas
O uso de cores e texturas contribui para agregar beleza e para reafirmar a proposta da construção
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: