Quem não gostaria de ter um jardim saudável e bonito, daqueles dignos de revista ou de referências do Pinterest? A teoria parece simples, mas na prática, alguns cuidados devem ser tomados para que esse quintal saia realmente do papel. Há profissionais especializados para deixá-lo da melhor forma possível, porém, você pode aprender técnicas e segredos para cultivá-lo de maneira simples. Segundo o paisagista Fernando Thunm, dois fatores são importantíssimos: o tamanho da área e a posição do sol em referência ao espaço. Para te ajudar, a equipe das lojas taQi e o profissional apontaram também outros pontos a serem considerados. Confira:
Tamanho
Para ter um jardim, é fundamental saber o espaço disponível, afinal, pode ser uma sacada ou um quintal e isso fará toda a diferença na montagem. Conforme a área, você escolherá as plantas, se estarão diretamente no solo ou se ficarão em vasos, o tipo de móveis ou acessórios. Leve em consideração a estimativa de crescimento, para que seu projeto de jardinagem e paisagismo não acabe por trazer complicações no futuro.
Posição do sol
De acordo com Thunm, a posição que seu jardim está em relação ao sol também é muito importante para você escolher o tipo de planta que terá. O sol ainda influencia diretamente na irrigação. Um jardim com sol pleno precisará ser regado todos os dias.
Irrigação
Falando em irrigação, o melhor horário para molhar as plantas é no início da manhã e no final do dia. Na tarde, por exemplo, quando o calor é mais intenso, a água evapora mais rápido, fazendo com que menos líquido e nutrientes cheguem até as raízes.
Solo
Outro ponto destacado pelo profissional é a importância do solo, com terra nova ou adubação, para o que for plantado se desenvolver melhor. Mesmo que o jardim seja pequeno, o solo é a base para obtenção de um jardim bonito e saudável e é fundamental para o crescimento da vegetação.
Equipamentos
É interessante que você tenha em casa alguns equipamentos para cuidar do seu jardim. Anote aí os acessórios que garantem uma manutenção básica: pá, tesoura, garfo de mão, colheres e conchas.
Mais capricho
Quem quer ir além e aprimorar ainda mais as técnicas de cuidados com o jardim, a taQi está lançando com exclusividade no Rio Grande do Sul a linha de jardinagem à bateria da B&D. São três modelos: aparador de cerca viva, aparador de grama e soprador de folhas. Entre as vantagens, está a praticidade na utilização pela ausência de fio, sendo ferramentas com excelente portabilidade.
Gastos
É interessante fazer uma estimativa de gastos de plantio, manutenção e de cuidados mensais e anuais e levar em consideração os tipos de planta que você pretende utilizar. Thunm recomenda fugir de espécies de flores de estação, de duração curta. Arbustos e vegetação são perenes e sobrevivem a todas as épocas do ano.