O Restaurante Armazém Wazlawick, em Nova Petrópolis, existe há alguns anos, mas fui pela primeira vez agora, há duas semanas. O prédio é uma volta ao passado. Toda a parte interna da casa é um verdadeiro museu de móveis e utensílios de época. Foi construída em 1910, mas é cercada por várias outras casinhas enxaimel (inclusive a Casa de Chá Catharina, que estava fechada para férias quando fui, mas que esse fíndi reabre) feitas décadas antes, já que a família chegou da Boêmia (atual República Tcheca) em 1873.
O Armazém, além de posto de vendas de produtos da região, foi salão de baile e até hospital. Os médicos vinham a cavalo de Novo Hamburgo ou de Gramado, atendiam os doentes e, se fosse preciso, deixavam lá no Wazlawick para tratamento. As camas de ferro usadas na decoração, inclusive, são dessa época.
Hoje o cardápio oferece uma sequência deliciosa de massas – todas preparadas no local, com ovos de galinhas da propriedade, carnes e risotos. Além de um balcão de sobremesas deliciosas. Também é possível pedir os pratos à la carte. O ambiente interno é lindo, mas a opção do deck e do jardim, nos invernos ensolarados, promete uma experiência única.
O Restaurante Armazém Wazlawick abre aos sábados e domingos, das 11h30min às 14h30min. Mais informações no perfil do Instagram @armazemwazlawick.
Samba na Casa de Cultura
O Samba do Quintana retorna para a Travessa dos Cataventos (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico) neste domingo abrindo a programação de 2024 da Casa de Cultura Mario Quintana. O sucesso das edições de 2023, que mobilizaram mais de 4 mil pessoas e promoveram o trabalho de 19 artistas locais e uma participação nacional, já deixa a expectativa do que vem por aí.
A programação gratuita conta com performances da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos e de Andréa Cavalheiro, a partir das 16h. Ela atua há 27 anos no mercado da música como cantora e professora de técnica vocal. A artista também é integrante da banda The Hard Working Band, grupo indicado por duas vezes ao Prêmio Açorianos de Música.
A entrada para o Samba é grátis. Em caso de chuva, o evento será transferido para 17/3.
Cerveja das minas
No domingo tem mais um Festival Mulher Cervejeira, no pátio do Museu Joaquim Felizardo, na Rua João Alfredo, na Cidade Baixa. O evento conta com mais de 10 torneiras de cervejas artesanais assinadas por mulheres e também uma cerveja do estilo White IPA, criada especialmente pelas organizadoras para essa edição. Também rolam suco orgânico e gin tônica na carta de bebidas do evento.
O Festival ocorre das 12h às 20h e terá ainda expositoras de arte, cosméticos, comidas doces e salgadas e brechó, além de roda de samba com as gurias da Caçamba e DJ Joelma Terto. Em caso de chuva, o evento será transferido para dia 17/3.
Semaninha de férias
A coluna faz pausa de uma semana, rapidinha, para essa que vos fala curtir uns dias de férias. Como o destino é Salvador, claro que vai ter conteúdo – tanto aqui, na minha volta, quanto nas minhas redes sociais durante a viagem.
E além de dicas sobre a Bahia, quem me segue lá no @SaraBodowsky está acompanhando também uma série sobre o uso de milhas em viagens aéreas. Um tema sobre o qual recebia muitas perguntas e que resolvi transformar em vídeos semanais, de um minuto, que tentam ser bastante didáticos. Procura pelo Um Minuto de Milhas lá no meu perfil se você também tem interesse nesse assunto!
Na sexta, dia 22 de março, estou de volta aqui na Revista Donna! Um beijo!