Produzir pratos sem ingredientes de origem animal é um desafio. Mas que pode ter como resultado delícias com sabores surpreendentes.
É o caso da Plantô. A marca hoje não tem mais o restaurante físico e se dedica a oferecer produtos sob encomenda. Além de ser comida vegana de alta qualidade, ainda são sem glúten.
O cardápio é amplo. É possível encontrar pão salgado de chia feito com farinha de arroz ou pão temperado produzido com farelo de aveia, tomate cereja, alecrim, orégano, azeitona e pepita de girassol. Nos doces, o bolo de chocolate low carb feito integralmente com farinha de amêndoas e cacau sem açúcar é um espetáculo de sabor.
Minha dica também é provar o queijo cremoso de castanha de caju e leveduras. Tão gostoso que dá vontade de comer de colher.
A Plantô ainda oferece porções de refeições como feijoadinha, risoto, salpicão e maionese - tudo também sem glúten (porém, pode conter traços). As encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 99583-6689. No Instagram, o perfil é o @plantorestaurante.
Feijoada cervejeira
Depois de mais de 20 anos, o número 596 da Rua João Abbott, no bairro Petrópolis, ainda é um mistério para muita gente, inclusive vizinhos que cruzam pela casa laranja de esquina todos os dias. Ali está, e segue, o pub de cervejas Bier Keller.
Por muito tempo, a entrada dos clientes foi condicionada ao bom humor do antigo proprietário, Vitório Levandovski, verdadeiro personagem da noite cervejeira da Capital. Hoje, o espaço foi assumido por um grupo de investidores, e Gerti Levandovski, ex-esposa de Vitório, ainda auxilia na administração do local.
E foi a sensacional feijoada da Gerti que provei no almoço do último sábado (15). Em meio a móveis antigos e a centenas de garrafas de cerveja, muitas ainda fechadas, a experiência é única.
A comida, deliciosa, foi combinada com cervejas mais fortes, conforme sugestões da Gerti. O cliente busca nas geladeiras as garrafas que quer consumir e, no caixa, informa os rótulos para fechar a conta.
A feijoada pede reserva antecipada, mas você pode tentar no mesmo dia pelo telefone/WhatsApp (51) 98132-3193. Já o bar funciona de segunda a sábado, das 17h às 22h30min.
Bolsinha prática
Apenas estou apaixonada pela linha de bolsinhas e nécessaires da Simbag, criação das irmãs empreendedoras Magali e Mariana Staudt. Com cartelas de cores divertidas e muito bom gosto, as peças são feitas com material impermeável e resistente, além de superleves e práticas.
A marca também produz mateiras e kits viagem. O valor começa em R$ 34.
A Simbag envia para todo o Brasil pelo Instagram @simbag.store. Em Porto Alegre, estão no Criar Colab (Henrique Dias, 107, Bom Fim, e Cel. Marcos, 2.353, Ipanema) e no Armazém Colab (Padre Chagas, 415, Moinhos de Vento).
Festival com Pancs
O 15º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado será de 6 a 17 de setembro e terá como tema um dos meus assuntos mais queridos: as Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).
Dentro das cerca de 7 mil plantas que compõem o bioma gaúcho, pelo menos 10% são comestíveis, segundo pesquisadores, como Irany Arteche (foto), especialista que estará no Festival. Durante o evento, participantes terão de elaborar receitas com as espécies.
O Festival ainda terá estação de churrasco, varal de assados e duas opções de churrasco vegetariano-vegano. Pizzas, hambúrguer, risotos, tudo com protagonismo para as Pancs. A entrada é grátis. Informações no site festivalgastronomiagramado.com.br