Que tal descobrir – ou redescobrir – nossa cidade? Existem riquezas e curiosidades espalhadas pelas ruas de Porto Alegre. E um desses lugares surpreendentes é o Complexo Cultural Vila Flores. Uma comunidade criativa que fomenta atividades culturais, educativas e de inovação social. A pegada é sustentável e cheia de imaginação, inspirada pelo clima das operações do Distrito Criativo (que abrange Floresta, São Geraldo e parte do Independência e do Moinhos de Vento).
Lá estão cooperativas que trabalham com produtores locais e reaproveitamento de materiais; também arquitetos, fotógrafos e um ateliê de cerâmica com produtos para decoração à venda. Um café serve doces, salgados e almoços com opções veganas e vegetarianas.
O complexo arquitetônico foi projetado em 1928 pelo engenheiro-arquiteto alemão Joseph Lutzenberger para abrigar casas de aluguel para os trabalhadores do bairro, polo comercial e industrial na época. Em 2011, a Goma Oficina, coletivo de arquitetos e artistas de São Paulo, começou a se dedicar à revitalização do espaço, que estava interditado.
Hoje, o Vila Flores é listado como de interesse cultural para o patrimônio histórico da cidade. Os proprietários moram no Vila com seus cães, que muitas vezes saúdam os visitantes. Nem preciso dizer que o espaço é pet friendly, não é?!
Neste sábado (30), das 17h às 22h, o SomCine abre a programação do Vila Flores – Uma Experiência Aberta II, projeto que integra artes visuais, música e audiovisual. O evento é gratuito e terá projeção de dois curtas-metragens ao ar livre e apresentações de música no pátio do complexo cultural. A programação vai até o mês de junho.
>Se você quiser saber mais sobre o Vila Flores, assista ao webdocumentário chamado Vila Flores – Território e Memória, dividido em quatro episódios de oito minutos. O link de acesso é bit.ly/vila-webdoc.
> Fica na Rua São Carlos, 753. O Café do Vila e o pátio estão abertos ao público de segunda a sexta, das 11h às 18h, e também durante eventos que podem ser consultados em vilaflores.net/agenda.
Confira mais dicas no blog Roteiro da Sara