A moda, com sua eterna rotação, garante que peças hit de outrora ganhem revival a cada temporada. A favorita da vez é daquelas bem polêmicas: a calça capri, também chamada de corsário. Surgida no final dos anos 1940, tornou-se mais proeminente durante os anos 1950 e 1960. A última aparição da peça foi no período Y2K, mas parece que 2024 vai recebê-la de volta de braços abertos.
Marcas como Chanel e Jacquemus vêm reintroduzindo a calça capri há algumas estações, e agora ela está pronta para o retorno triunfal.
As opções vão desde o modelo tradicional — logo abaixo do joelho e bem justinha — até versões de caimento mais relax — na metade da canela ou com detalhes utilitários. Ela tem tudo para tornar os looks mais interessantes nos próximos meses.
A seguir, confira inspirações para aproveitar ao máximo o retorno da calça capri:
Looks com calça capri, tendência de 2024
Ótima para dias quentes, a calça capri pode ser combinada com camiseta branca e malha listrada em volta dos ombros, criando um visual despretensiosamente elegante, que remete às estrelas do cinema como Brigitte Bardot e Audrey Hepburn (que eram fãs da peça).
Disponível em diversos materiais, a versão em jeans é uma das mais polêmicas. Se o estilo da virada do milênio não é o seu favorito, você pode combiná-la com peças atemporais, como camisa e blazer. Um sapato delicado, como o mule, colabora para um resultado moderno e refinado.
Outra opção é criar um visual preto total, brincando com as proporções, para um look de trabalho não convencional.
Mais inspiração das divas de Hollywood, atualizando o look 1950 com blusa frente única listrada no melhor clima marinheiro.
Precisando de ideia do que vestir na balada? Pois a corsário pode ser bela sugestão para fugir do comum. O top de renda e o blazer oversized finalizam.
Calça bem justinha, no estilo cigarrete, é o formato mais clássico. Alie a uma parte de cima mais estruturada para encarnar o power dressing da década de 1980, mesclando peças estruturadas e ombros marcados com o sex appeal de itens colados ao corpo.
Lembre-se de que existe um leque de variações do modelo para atualizar a silhueta, como as versões de alfaiataria. Aposte na cartela de tons clarinhos e arrase na sobreposição de camisa aberta com regata. Fórmula fácil para copiar já.
A recém apresentada coleção da badalada marca The Row incluiu o modelo sendo usado com meia-calça, criando um clima preppy graças à combinação de suéter e camisa abotoada, comprovando que o styling pode mudar completamente a cara da peça.
Aliás, o truque de inserir a meia-calça da mesma cor ou eleger uma bota de cano longo são boas formas de testar a tendência de maneira mais light.
Levemente flare, com a boca mais ampla, é alternativa mega charmosa. Use com tricô e sapato de bico fino para um look impecável.
Menos é mais. Nada como preto com toques de dourado para conquistar um visual refinado.
A gente sabe que vermelho é a cor mais quente do momento e apostar no monocromático é ótima ideia. Nos pés, a sapatilha garante conforto e empresta toque ballet core ao visual.
Claro que a queridinha cargo não ia ficar de fora. É a interpretação mais despojada e cool da tendência.
Se o comprimento não for suficientemente ousado, que tal se jogar em um mix de estampas?
Que tal um conjuntinho de couro? Referenciando uniformes de pilotos de corrida, o combo de calça e jaqueta é para quem adora fugir do óbvio.
Para quem vai pular Carnaval e ainda não sabe o que vestir na folia, dá para criar sua própria versão da corsário cortando uma meia-calça de renda e combinando com camiseta oversized.