Também conhecido como sapato de boneca, o modelo chamado de Mary Jane é popular desde os anos 1920, sendo originalmente usado por crianças e, depois, dançarinas de jazz devido ao conforto e estabilidade que oferece já que uma das suas marcas registradas é a presença de uma ou mais tiras segurando o pé no calçado. O nome é homenagem a uma personagem de história em quadrinhos infantil do inicinho do século passado.
Feminino e carregando ar romântico, na nova temporada ele chega com espírito moderno, ganhando plataformas vertiginosas ou texturas e detalhes diferenciados. A seguir, confira como usar o sapato Mary Jane.
A febre começou no desfile de Outono/Inverno da italiana Bottega Veneta que rolou lá em março, porém, o hype não perdeu força e agora começa a tomar conta das ruas. Na passarela, surgiu com jeans e com conjuntinho de alfaiataria com silhueta especial, a versão Bottega da tendência tem salto curvado e meia pata e promete ser incansavelmente copiado nos próximos meses:
Dividindo espaço com o modelo da Bottega, outra opção made in Italy, o Modellerie da Prada é também grande responsável pelo atual sucesso do item que embora tenha sido lançado ha pouquíssimo tempo, já virou best-seller da grife. De bico fino e salto escultural é a interpretação cool da tendência.
Buscando inspiração do estilo das parisienses com trench coat e blusa listrada, o sapato se encontra em sua zona de conforto. O comprimento mini também remete à outro período em que Mary Jane’s eram favoritas, os anos 60:
Checklist de tendências da atualidade com saia jeans alongada, a indefectível regata branca e sapato bonequinha nos pés:
Charmosa e fugindo do óbvio unindo o Mary Jane vermelho com calça utilitária cáqui, a blusa estampada trazendo as duas tonalidades garante o efeito harmonioso:
A vibe bonequinha pode ser enfatizada através de styling bem pensado, a meia de náilon preta é companhia certeira para aderir:
As sapatilhas são ótima alternativa para aderir e a gente já falou aqui como elas estão vivendo um bom momento. Vale complementar o vestido de malha em tom vibrante com Mary Jane de veludo fazendo ton sur ton:
Aposte nos clássicos essenciais através da fórmula infalível de jeans, camisa branca e sapatilha:
Com terninho cropped a sapatilha metalizada é o ponto de luz estratégico para trazer graça à produção:
Em verniz, o modelo remete ao estilo college. Aposte em peças mais arrojadas como o blazer ajustado e calça de couro conferindo ar contemporâneo ao resultado final:
Apesar do bico redondo ser o mais tradicional quando se trata do design, opções de bico fino também tem vez e trazem clima mais sofisticado.