A máxima "tudo o que vai, volta” é especialmente verdadeira quando analisamos tendências. A natureza cíclica da moda torna inevitável o fato de que quase tudo que já esteve em voga um dia, retorne atualizado e com nova roupagem, mas trazendo imbuído o espírito de uma década ou momento passado.
Em 2020, essas serão 10 das tendências com ar nostálgico que prometem invadir nossos looks:
Crochê
O artesanal ganha destaque e traz a essência da segunda parte dos anos 1960 e o estilo hippie. Vestidos de crochê têm atenção especial e não ficam restritos à praia. Misture com peças mais pesadas para deixar o look moderno.
Estampas psicodélicas
Outro elemento que remete à cultura “paz e amor”, as estampas psicodélicas chegam em cores vibrantes e injetam irreverência e personalidade aos looks.
Western
Referências ao estilo country foram popularizadas na década de 1970. Neste ano, vale eleger a bota de caubói para combinar com vestidos e saias criando uma silhueta interessante, ou optar por jaquetas de franjas e seu movimento irresistível.
Blazer oversized
O blazer largo, com ombreiras, foi hit nos anos 1980 e é favorito da temporada. O modelo em tons neutros como bege ou cinza é a forma mais atual de aderir. Use com jeans e camiseta para um toque casual ou adicione um cinto para deixar a peça mais chique.
Terninho
Mais um resgate oitentista, o terninho surgiu junto com a entrada significativa das mulheres no mercado de trabalho que exigia um guarda-roupa mais formal. A silhueta ampla é a indicada para dar um ar cool e menos sisudo à composição. Aposte em opções monocromáticas, podendo optar por uma cartela discreta ou experimentar tons vibrantes. Vale usar fechado com nada por baixo ou com uma camisa romântica para quebrar a seriedade inerente do traje.
Mangas bufantes
Hora de aumentar o volume com outra cortesia da década de 1980, as mangas volumosas. Elas podem ter ar delicado quando em matérias como renda ou mais sofisticado em tecidos estruturados. Versáteis, combinam com jeans e deixam vestidos ainda mais femininos.
Plumas e paetês
Fechando a contribuição da época mais polêmica da moda, os anos 1980 foram famosos pelos excessos e exageros. Brilhos em forma de paetês ou tecidos metalizados como lamê, assim como detalhes marcantes como são as plumas, foram a cara da década e retornam com tudo. Perfeito para garantir glamour aos looks festivos ou transformar peças básicas.
Néon
A moda flúo é marca registrada dos 80's, aparecendo primeiro em peças esportivas e depois se estendendo para outras composições. Dos vestidos de festa aos conjuntos de alfaiataria, a paleta nada discreta pode ser usada em opção bem chamativa ou neutralizada quando combinada com bege e cinza ou tons escuros como preto e navy.
Coturno
Agradeça aos anos 1990 e a moda grunge pela existências das botas tipo combate no armário feminino. Se antigamente a forma de usar era combinada com vestidos camisola e flanelas, a versão 2020 aponta para looks de alfaiataria como ingrediente certeiro na hora de atualizar o calçado.
Calça cargo
A última década do milênio trouxe também o clima utilitário misturado com minimalismo. Para 2020 pense no modelo cargo simplificado. Materiais como linho e uma cartela de tons discretos ou terrosos prometem ser sucesso absoluto.