Faz apenas um mês que o inverno começou, mas, para quem trabalha com moda, os olhos (e a mente) já estão direcionados para o ano que vem. Com ciclos cada vez mais curtos, a vida útil das tendências diminui e a demanda por novidades é contínua.
E o inverno 2019 promete: temas como a exigência por diversidade, a primavera feminina, a necessidade de praticidade, a importância da natureza e sua preservação informam o que vamos vestir no ano que vem. A tradição, com peças clássicas, uma dose de cores vibrantes e muito brilho chega na estação mais fria do ano.
A mulher chega apostando em cores vivas, brilhos, estampas e materiais luminosos. Sente-se confortável com sua feminilidade e, portanto, opta pela alfaiataria em looks para trabalhar, mas adora adicionar um cinto para celebrar suas curvas.
Ao invés de sonhar com o herói para salvá-la, na versão 2019 é a estrela do seu próprio faroeste. Brinca com referências misturando peças de herança, como o tweed e a estampa xadrez, com outras de apelo moderno, sabe que é resultado de suas experiências passadas, mas também se abre ao novo.
Vem ver na prática como tudo isso vai se traduzir nas tendencias do inverno 2019.
A estampa: animal print
Onça nunca sai de cena, mas tem temporadas de destaque menor. Em 2019, aliada à zebra, ressurge em leituras pop com cores ou em sua forma mais clássica. Para usar as estampas de bicho, aposte em formas sofisticadas ou com toques esportivos, a ideia é ousar e subverter.
O tecido: tweed
O tecido é marca registrada da Chanel e remete a um estilo mais tradicional. Use em conjuntinhos ou quebre a seriedade com peças casuais como o jeans. Em sua forma mais conceitual, ele tem ombros pronunciados, bem oitentista: o exagero imprime o ar de uma mulher forte e pronta para encarar qualquer situação. Brechós são um ótimo lugar para encontrar um casaco de tweed para chamar de seu:
O mood: faroeste
Pense no estilo dos caubóis e seus tons terrosos, camurça, franjas, bordados étnicos e muita atitude. Só não esqueça de fazer um mix com shapes mais delicados para impedir que o look fique caricato. Brincos de strass ajudam a contrabalancear:
Inclusive vale resgatar a bota de cowboy do fundo do armário:
A peça: casaco estilo capa ou poncho
No próximo Inverno, os pampas inspiram a forma favorita de se manter quente.
O acessório: cinto
Cintura marcada com modelos statement, eleja exemplos com detalhes em dourado ou com fivelas chamativas. Discrição não tem vez.
A cartela: néon
As décadas de 1960 e 80 são as grandes mentoras do inverno 2019. Dos anos 80 vem a influência esportiva e uma predileção por excessos. Em nenhum lugar isso fica tão claro quanto na paleta de tons neon, queridinha da temporada. Do clima esportivo ao estilo lady-like o fluo promete acender os looks.
O efeito: gloss
Cresça e apareça com acabamento lustroso, do paetê ao metalizado, passando pelo holográfico e o verniz, a ordem é brilhar.
A festa: franjas luxuosas
São favoritas para elevar os looks noturnos, mas distantes do estilo western, aqui elas buscam inspiração nos anos 20 e 30 com ar nobre e decadente. Perfeitas para dançar!
Franjas de cristais na tiara da Miu Miu:
O truque de styling: cobertura máxima
Se depender dos estilistas, ninguém vai passar frio. A proposta é sobrepor o maior número de peças possíveis com destaque para alfaiataria e athleisure. Empilhe sem medo!