Precisa combinar sapato com bolsa? E sapato aberto com meia, pode? Qual melhor cor de calçado para combinar com look de festa? Essas dúvidas super comuns são o tema da coluna de hoje. Mas antes, um aviso: o mais importante é você se sentir bem e confortável dentro do seu estilo, então use as dicas como uma direção, mas lembre-se que a moda quem faz é você.
Mais dicas?
Hoje em dia, a moda é cada vez mais democrática e antigas regras foram substituídas por uma crescente flexibilidade de usar as tendências de acordo com seu estilo pessoal e lifestyle. Não existe mais necessidade de coordenar os acessórios, é questão de gosto.
1. Descombinando
Uma alternativa na hora de descombinar bolsa e sapato é pensar em tudo neutro. Aqui a bolsa é marrom e o sapato preto, eles tem em comum a tonalidade escura que torna o look harmonioso:
2. Para quebrar
Combinar a bolsa com o casaco ou outra peça de vestuário e eleger um sapato bem colorido para complementar também garante um visual moderno:
Se o look é todo na mesma cartela, como esta de nudes da Valentino com estampa de onça que ainda segue na mesma linha de cores, é possível optar por um sapato colorido, como este verde:
3. Para não errar
Para iniciantes na arte de usar sapatos coloridos, tente não misturar mais que três cores vibrantes e na dúvida escolhe a maioria de peças neutras. Neste caso, o sapato colorido fica de estrela do look, pois é a única cor chamativa:
4. Quer alongar?
Dá para combinar o sapato com a calça ou meia calça para conquistar um efeito alongador, esse é um bom truque caso existe uma peça especial no look que você quer chamar atenção, aqui a jaqueta azul ganha destaque.
Optar por sapato nude ou mais próximo do tom da pele também é outra forma de deixar a silhueta mais longilínea, nessas horas dá para combinar a bolsa com o look. Como na foto abaixo com a bolsa e vestido jeans:
5. Casando tendências
Nudes também são belos aliados quando o look já contém muita informação e o sapato ajuda a neutralizar, reparem que neste caso a bolsa pink combina com a estampa da saia:
Se o a bolsa for estampada, procure um dos tons da estamparia para “casar” com a cor do sapato.
6. Mix de estampas
Se a idéia for misturar estampas, escolha uma cartela de cores para o look inteiro e deixe apenas o sapato em estampa e cor diferente. Aqui, apesar do mix de listras e floral, todas as peças são em preto e branco com exceção dos sapatos:
Faça um mix de padronagens, mas com a mesma cartela de cores e deixe o resto do look em tons básicos. Aqui o geométrico da bolsa e a onça dos pés conversam super bem já que tem as mesmas tonalidades:
Escolha uma cor da estampa do sapato para ser a cor da bolsa. Resultado bem elegante com o amado animal print:
7. Gosta de combinar?
Se você ainda gosta de combinar bolsa e sapato, que tal testar um ton sur ton?
Vários tons de cinza no mesmo look:
Em ocasiões de festas mais formais, como casamentos ou formaturas, convém combinar o sapato com o vestido. Se o look for em tom neutro, um calçado colorido pode ser charmoso. Tons metálicos são atuais e funcionam com qualquer cor de vestido.
Mais ousada? Que tal usar um look monocromático como um vestido vermelho e manter o padrão até os pés:
8. Uma tendência
Sapatos brancos retornaram com força, mas se o preconceito ainda impera, tênis brancos são hit e mais fáceis de incorporar ao estilo. O jeito mais certeiro é combiná-lo com jeans ou em look todo básico com preto.
9. Mix de texturas
Vale combinar texturas: uma bolsa e bota de cores diferentes, mas ambas de camurça. Bolsa e sapatos da mesma cor, mas com acabamentos diferentes:
Sapato de verniz com bolsa de couro normal:
10. E a meia calça?
No geral devemos evitar sapatos abertos com meia-calça, mas sandálias de plataforma podem funcionar usadas com meia no estilo anos 70, aí é muito mais questão de personalidade e estilo. O único cuidado é não deixar a costura da meia aparecer, o resultado é muito deselegante.
Com meia-calça vale seguir a “regra de dois”. Detesto regras, mas é uma fórmula interessante para guiar as escolhas. A meia deve ser da mesma cor do sapato ou do vestido/saia. Se o vestido é floral, opte por uma meia calça e sapatos da mesma cor. Se a meia é preta e o sapato colorido, o vestido deve ser preto.
Meia calça com sapato da mesma cor alonga, mas contrastar é permitido caso seu estilo seja mais irreverente.
Quando a meia é mais grossa, o sapato deve ser mais pesado para acompanha-la e não dar impressão de desproporção
Como este post mostra, as possibilidades são muitas e vale experimentar e descobrir o quê combina (ou não) com você.
Mais dicas?