O estilo militar serve de inspiração para moda desde os anos 70. Afinal, uniformes sempre exerceram poder de sedução. No auge da primeira década dos anos 2000, calças cargo eram super desejadas graças às coleção de Nicholas Ghesquiere na Balenciaga. Nos últimos tempos, o militarismo andava brilhando na tendência grunge, surgindo nos parkas e nos coturnos. A versão para 2015 traz um mix mais sofisticado e sexy, perfeito para uma mulher moderna e prática.
:: Lembra da gargantilha? Veja esse e outros acessórios que estão em alta | Roberta Weber :: Alerta de microtendência! O verniz ganha espaço no mundo fashion | Roberta Weber :: Renovando o look: 10 idéias de styling para inspirar a semana | Roberta Weber :: De olho na tendência: em defesa do sapato branco | Roberta Weber
A influência passa por todas forças armadas e traz também um ar safári e náutico. O truque para atualizar as peças? Compor com animal print – se for onça a la Balmain, melhor –; apostar em silhuetas bem femininas com saias e cinturas marcadas; lembrar da cartela de cores de khaki, verde oliva, navy; misturar com tons queimados, abusar dos botões e detalhes em dourado; e optar por peças em tecidos mais nobres.
Começando com a versão da Portêr, bem sexy:
Mantendo o sex appeal, a Vogue México combina com laranja e acessórios mais artesanais:
Na Vogue Japão, a vibe é anos 80 com maxi cinto:
O navy oversized é criação de Marc Jacobs na Dazed:
E a versão sofisticada da Céline na Marie Claire italiana, com colete alongado:
No jeans também funciona, como comprova a pantalona Gucci na ID:
Botões dourados remetem, sem cair na obviedade: Como a saia com fenda na Vogue Ucrânia:
Finalizando com o editorial irreverente da Vogue Paris, utilitário 70´s em look Barbie: