A astrologia é o estudo milenar do deslocamento dos planetas e suas influências na Terra. Conforme os astros se movimentavam no céu, o comportamento humano era observado. Assim surgiu o início da astrologia, com suas tendências de comportamento, previsões para o ano, mês e dia, e também seus mapas de autoconhecimento e relacionamentos.
O planeta regente do ano
O cálculo astrológico que sugere a ideia de um planeta ter maior influência durante o ano surgiu com os caldeus e foi chamado de "a estrela dos magos". Nessa estrela, cada um dos sete planetas visíveis a olho nu trazia um tipo de energia específica, formando uma estrela simbólica que atuava de forma a influenciar as energias na Terra.
Por ser um estudo de comportamento humano, a astrologia considera a posição dos planetas a partir da perspectiva da Terra. Por esse motivo, a estrela caldeia, utilizada para calcular o planeta regente de um ano específico, apresenta apenas sete planetas, os únicos visíveis a olho nu.
Atualmente, alguns adeptos da astrologia contemporânea acreditam que esse cálculo, que indica a principal influência energética durante um ano, deve ser substituído pelo mapa astrológico do Ano-Novo astrológico (ingresso do sol no signo de áries, que ocorre em março), e que as interpretações de previsões do ano devem se basear unicamente na astrologia do céu do momento.
Qual o verdadeiro mapa de previsões para 2024?
Tanto o cálculo do regente do ano quanto o mapa astrológico do Ano-Novo da astrologia, que ocorre com o ingresso do sol em áries, são formas válidas de calcular influências para um ano astral.
Qual a maneira mais correta? A verdade é que ambos os mapas astrológicos de previsões podem trazer informações relevantes e auxiliar na tomada de decisões, no planejamento e na administração do ano pessoal, considerando os movimentos que mais terão tendência a se manifestar no novo ciclo.
O que nos espera em 2024
Em 2024, teremos a influência de Saturno para a estrela dos magos, trazendo a energia de manifestação, responsabilidade, amadurecimento e intensificando a lei do retorno. Tanto para a astrologia tradicional como para a contemporânea, Saturno está relacionado com o retorno das ações empreendidas anteriormente, assim como tem ligação com o campo profissional e o trabalho.
Todas essas áreas devem ganhar destaque em 2024, trazendo atenção para os valores da persistência e da disciplina como os grandes trunfos para obter resultados durante o novo ciclo. Afinal, Saturno é um planeta lento e um ano regido por sua energia tende a passar mais devagar. Por esse motivo, a paciência será fundamental se desejar alcançar objetivos mais significativos.
Mapa do Ano-Novo astrológico
O mapa do Ano-Novo astrológico ocorre com o ingresso do sol no signo de áries, também chamado de equinócio vernal, que dá início ao novo ciclo e sempre ocorre próximo ao dia 20 de março. Esse é o mapa de grande valor para a astrologia contemporânea, que traz as tendências do novo ano.
No mapa do céu de 2024, teremos uma forte influência da energia de aquário, indicando um ano de movimentos sociais, com busca por pertencimento. Mas também avanços na tecnologia e necessidade de inovação e de atualização de tudo aquilo que estava rígido e ultrapassado.
Além disso, adivinhe só? Saturno também ganha certo destaque nesse mapa, pela sua conjunção com o planeta Vênus, o que sugere que as principais conquistas que trazem amor, dinheiro, prazer e bem-estar vão passar por um amadurecimento significativo. Vênus indica o amor, dinheiro e relações afetivas, os prazeres, enquanto Saturno sugere limites, organização e compromissos mais sérios.
Além disso, a liberdade pode ser bastante questionada, indicando um ano em que disciplina, limites, liberdade e política devem ser muito debatidos.
Qual a melhor forma de saber as previsões para o novo ano?
Considerar os dois conhecimentos ancestrais, como convites para a evolução pessoal, e aproveitar o que de melhor cada informação sugere pode ser uma boa forma de conhecer mais sobre as previsões do ano de 2024.
Ainda assim, vale lembrar que a astrologia é um estudo de tendências energéticas e não sentenças e determinações. A forma correta de utilizar as previsões do ano é se preparar pessoalmente para as novas vibrações que estão chegando, abrindo-se para a transformação que a nova energia convida.