Você, mulher elegante, tem uma oportunidade única de desfilar todo o seu guarda-roupa em apenas 24 horas. Sim, é isso que você leu. Todas as suas novidades, as velharias e o que já estava até aposentado agora podem ver o sol, a geada ou a chuva em um mesmo dia.
É só morar em Porto Alegre.
Algumas dirão que mal têm roupa para a estação que, em tese, está em cartaz no calendário gregoriano. Claudinha Tomano Rêgo, influencer e chapista no trailer de um amigo, alega que usa o mesmo casaco desde 1990. Sempre que pensa em atualizar o figurino, um decreto baixa novas medidas econômicas e vem uma nova crise. Quando Claudinha economiza para, enfim, comprar seu sonhado casaco pied de poule, os termômetros vão a 30 graus em pleno julho. Ela acaba levando uma rasteirinha, que sempre faz falta.
Tudo isso sem falar que o trailer, food truck nas colunas sociais, funciona das 10h às 22h de segunda a segunda, o que torna difícil para Clau frequentar o shopping.
É aí que entra a expertise de Amelinha Jacinto Rombo, musa 50+ e técnica de enfermagem: você não precisa ir às compras para ficar na moda. Uma ideia é copiar os figurinos da Juma, a onça da novela Pantanal. Aquelas sainhas puídas que até de doar você tem vergonha ficam tu-do se usadas com uma camiseta do seu time e o trench coat de sua avó Carminha. A bem da verdade, vó Carminha chamava aquela peça de capa de chuva. Não cometa o mesmo equívoco. O importante é ser fashion.
Voltando à indicação de Amelinha: se chover, você está pronta. Se esquentar, basta tirar a capa. Se tiver jogo, capriche no desodorante e se esbalde na torcida. Se virar onça, peça para alguém segurar sua roupa e seu celular até você voltar à forma humana.
E se o trench coat não esquentar o suficiente? Nesse caso, o ideal é usar alguma coisa mais pesada por cima dele. Fazer uma sobreposição, para ser mais chique. Peles, só se forem fakes, e mesmo elas estão caras. Juma é a única autorizada a usar onça raiz. As liquidações nas lojas mais populares, sales nas lojas mais metidinhas, liquidam é com a esperança da consumidora de comprar um overcoat maneiro.
A ex-BBB e atual candidata a Deputada Federal Clarinha Jesus Socorro ensina: antes de sair de casa, jogue por cima da produção, bem casual, o cobertor da sua cama. Se for de casal, cuide para não ficar arrastando no chão. Além de esquentar, dá aquele aconchego gostoso na cadeira da repartição e no banco do ônibus. Também ajuda você a não congelar se pegar a mesa na porta da entrada do buffet a quilo, o vento encanado a lhe chicotear as costas.
Pelo sim, pelo não, não esqueça de tomar a vacina da gripe quando fizer o reforço da covid. Isso sim é up to date.
Mulher elegante é mulher criativa. Saia de casa preparada para todas as temperaturas e nunca mais fique com o buço suado ou gelado na bagunça climática de Porto Alegre.
Siga-me para novas dicas do universo fashion. E ademã que eu vou em frente.