O flerte da moda com o visual militar é coisa antiga. A cada temporada, há uma pecinha que se inspira neste romance de décadas. Desta vez, o macacão utilitário surge como destaque, fazendo parceria com a calça cargo — que já falamos por aqui.
A gente pode dizer que desde a Segunda Grande Guerra, as roupas femininas são influenciadas pelo estilo dos fronts de batalha, afinal, foi na década de 1940, com as mulheres assumindo os postos de trabalho nas fábricas americanas enquanto seus maridos atacavam o nazismo, que as roupas começaram a ficar mais próximas do corpo, para economia de tecidos, e com muito mais bolsos, para a praticidade das funções profissionais.
Mas é claro que foi mesmo na década de 1970, motivada pela insurreição do movimento hippie, do faça amor, não faça guerra, que os excedentes militares invadiram as ruas, até como um sinal de protesto, descontextualizado dos males e sendo adotados como bandeira de liberdade.
Desde então, o estilo militar, prático, funcional e utilitário, ganha força em novas interpretações, da calça cargo ao macacão, que agora protagoniza uma das tendências da temporada em diversas versões, das mais tradicionais a outras sutis e um tantinho mais elegantes.
Remetendo aos modelos usados pelos soldados da aeronáutica, este macacão tem vários bolsos, abotoamento frontal e encara bem detalhes como faixas, zíperes, cintos e aplicações. A cor você escolhe. Nossa dica: combine sempre com um acessório mais leve para evitar caricaturas da proposta, afinal, contrastando com peças mais suaves, o efeito é muito mais contemporâneo.