Um grupo de mulheres cheias de força unidas pelo empreendedorismo e pelo desejo de tornar a vida de outras mulheres mais bela, reforçando a autoestima pela moda — sim, a moda pode e deve ser um instrumento de amor próprio, o vestir como afeto a nós mesmas.
A gaúcha Astromélia Lingerie nasceu. em 2019, com esse espírito, criando peças intimas com alguns conceitos de alta costura, feitas à mão, com materiais preciosos em rendas e tules, incluindo pérolas, cristais e bordados especiais. E, ao contrário do que se imagina de imediato para uma grife de roupas intimas, a Astromélia sempre deixou claro que não queria vestir apenas corpos padrões, mas, sim, revelar as belezas diversas, possíveis, reais, de mulheres que se curtem, seja qual for a numeração do manequim ou da idade.
História
O projeto nasceu de uma forma linda, como uma transformação, como uma nova possibilidade para a sua gestora, Aline Molinos. Formada em Comércio Internacional e Ciências Contábeis, Aline tornou-se especialista em Direito Tributário, Finanças Internacionais, Direito Previdenciário, atuando junto a empresas internacionais. Em 2010, Aline resolveu deixar o mundo das Exatas para mergulhar nas celebrações sociais. Fez clientela e nome com formaturas, até que descobriu um câncer. Venceu a doença e, junto ao tratamento, seguiu com especializações na área de eventos mundo afora, como Paris e Las Vegas. Porém, quando tudo parecia tranquilo, surgia outro percalço: um grave acidente de carro.
Em 2015, Aline capotou o veículo quando voltava de um evento em São Borja, sua cidade natal. Ela teve politraumatismo, que a deixou com parte do corpo paralisado, com severa falta de mobilidade. Utilizou cadeira de rodas por um tempo, passou por dezenas de cirurgias, sofreu (e sofre) de dores crônicas e até hoje tenta retomar movimentos que perdeu, principalmente na perna e no braço direitos. Depois de alguns anos dedicadas à recuperação e já em dúvida de seu futuro profissional, o que a abalou emocionalmente, Aline foi motivada a criar um outro negócio. E abraçou a ideia. Nascia a Astromélia.
O nome veio de uma das marcas registradas de Aline na ambientação de eventos, a astromélia, uma flor de custo acessível e grande efeito visual. Mas astromélia dizia mais para a empreendedora, que via o nome como uma conjunção de astro + mélia, uma referência à Amélia, que remete à música de mesmo nome, que remete à mulher em um ambiente doméstico.
— Me via assim, uma "Amélia", sem muitas possibilidades daquele momento em diante. E isso mexeu muito comigo, me fez repensar muitas coisas. Quando nasceu a marca, senti que estava me tornando novamente o meu Astro — comenta a empreendedora, hoje com 40 anos.
Criação
O trabalho da Astromélia, que vende por Instagram, e-commerce e em lojas selecionadas no Brasil, é de elo, de união, de colaboração. Aline pesquisa, cria, orienta modelistas e costureiras que trabalham nas próprias casas, em um conceito diferente de ateliê, que surge aberto e livre. As reuniões são por etapas, com cada núcleo produtivo que recebe e debate as orientações para funções específicas: desenho, modelagem, costura, bordados.
A peça passa por várias mãos femininas até chegar à consumidora, que recebe também o carinho de cada uma destas mulheres que tem na Astromélia uma renda extrafamiliar. “Nossas profissionais têm outros negócios, mas atuam na marca como uma forma de fazer algo que acreditam e que também garante mais estabilidade financeira”, comenta Aline.
E assim, criando peças especiais em um grupo feminino cheio de força, a Astromélia vem ganhando destaque no mercado. Ficou curiosa? Acesse @astromelialingerie.