Se há alguns anos a moda ditava sobrancelhas bem marcadas e escuras, agora, a busca pela naturalidade é o que está imperando no universo da beleza. Com isso, muitas mulheres têm desejado reverter procedimentos como a micropigmentação, que chegou a virar queridinha de anônimas e famosas, mas parece estar bem menos badalada nos dias de hoje.
Podendo ser realizada de diferentes formas — shadow, fio a fio, entre outras —, a técnica consiste em preencher as sobrancelhas por meio de aplicação de tinta, com lâminas que conseguem penetrar a pele, não somente colorir os fios (como é o caso da henna, outro procedimento que viveu seu auge nos últimos anos). Na prática, o procedimento funciona como uma espécie de tatuagem e promete ser duradouro, embora possa perder a intensidade da cor ao longo dos anos.
Os motivos que levam à busca pela remoção podem ser variados, desde o desejo de voltar ao aspecto natural até a insatisfação com o resultado final. Mas será que é possível desfazer a micropigmentação?
Donna ouviu dermatologistas para esclarecer as principais dúvidas sobre a remoção do procedimento. Confira:
Tem como remover?
A resposta é sim. Porém, antes de optar por um procedimento de micropigmentação nas sobrancelhas, é preciso ter em mente que o processo de reversão pode não ser tão fácil.
— Me parece que o procedimento está um pouco banalizado: "Vou fazer e qualquer coisa eu tiro". Mas não é bem assim. Existem alternativas para remover, mas o melhor é sempre pensar muito bem antes de fazer uma micro, porque ela não deixa de ser uma tatuagem. Dá para voltar a ter sobrancelhas naturais, mas o caminho pode ser longo — alerta a dermatologista Márcia Donadussi.
A profissional explica que a despigmentação completa pode demorar meses para ser concluída. O tempo é variável para cada paciente, dependendo de fatores como o fototipo, a tonalidade do pigmento usado e a profundidade que a tinta penetrou na pele.
Como é feita a remoção?
A remoção é feita por meio de aplicação de laser capaz de quebrar a molécula do pigmento, fazendo com que as células de defesa do organismo o absorvam. São necessárias, geralmente, de cinco a 10 sessões para a remoção completa, com intervalo de cerca de um mês entre cada uma delas — tempo necessário para que a sobrancelha cicatrize para, então, receber aplicação do laser novamente.
Os pigmentos escuros, com tonalidade próxima ao preto, são removidos mais facilmente do que os claros, que podem ser de tons ruivos ou loiros. Na micropigmentação, muitas vezes, é comum que haja mistura de diferentes tonalidades para alcançar a cor da sobrancelha natural.
Neste caso, é possível que os pigmentos escuros sejam removidos antes dos claros, fazendo com que a sobrancelha fique alaranjada durante o período da remoção, mais um fator para ter em mente antes de realizar a micro.
De acordo com a dermatologista Ana Eliza Bomfim Duarte, a única forma segura de remover a micropigmentação de sobrancelhas é por meio do laser.
— Ele é o único tratamento com princípio de eficácia comprovado e evidência científica — diz a dermatologista. — Não existem cremes capazes de remover a micropigmentação, até mesmo porque o pigmento está inserido dentro da pele, onde o produto não alcançaria.
Posso fazer a remoção em casa?
Não. A remoção a laser deve ser feita por dermatologista, profissional capacitado para avaliar as particularidades de cada pele e administrar qualquer tipo de intercorrência que possa surgir após o procedimento.
— O meu conselho é que a pessoa sempre escolha realizar a remoção com alguém que ela também confiaria para tratar uma possível complicação — orienta a dermatologista Márcia Donadussi.
A profissional alerta que receitas caseiras, com cremes ou ativos como água oxigenada, além de serem ineficazes, podem causar queimaduras e outros danos à pele. Assim, o que era somente uma insatisfação com a sobrancelha, pode virar um problema maior.
Há riscos e contraindicações?
No geral, a pele pode ficar avermelhada, criar crostas e descamar na região onde foi aplicado o laser, mas os sintomas estão dentro da normalidade. Porém, as dermatologistas explicam que, como qualquer tipo de procedimento realizado na pele, a remoção da micropigmentação nas sobrancelhas também pode gerar reação alérgica. Contudo, não é algo comum.
Já quanto às contraindicações, as profissionais defendem a necessidade de se realizar uma avaliação dermatológica antes da remoção, a fim de identificar se não há nenhuma doença de pele ou condição que precise ser tratada previamente ou que inviabilize o procedimento. Além disso, o procedimento não é indicado para gestantes.
Quais são os cuidados após o procedimento?
Conforme as dermatologistas, o pós-procedimento não tende a ser complicado, mas é importante que os cuidados básicos sejam seguidos à risca. O principal deles consiste em evitar exposição direta ao sol e utilizar protetor solar.
Também é preciso manter a região limpa, lavando o rosto ao menos duas vezes ao dia, de preferência com sabonete para peles sensíveis. O profissional responsável pela remoção pode prescrever o uso de pomada ou gel cicatrizante, que deve ser aplicado após a limpeza.
Outro ponto importante para a recuperação é evitar levar as mãos à área onde foi aplicado o laser e jamais retirar as casquinhas que podem surgir sobre as sobrancelhas. Elas caem sozinhas no decorrer do processo de cicatrização.
Posso fazer a remoção no verão?
Pode, mas é preciso avaliar qual será o nível de exposição solar durante o período. Neste caso, o bom senso é o melhor aliado, como explica a dermatologista Ana Eliza Bomfim Duarte:
— Se for um paciente que vai passar o verão todo na praia, que tem piscina em casa e não quer deixar de aproveitar, o melhor é deixar para outro momento. Mas se o paciente não tiver uma exposição fora do normal, pode fazer. Na verdade, depende mais do cuidado do que da estação.
No dia a dia, a recomendação é sempre utilizar filtro solar e acessórios que protejam o rosto, como óculos e bonés, em caso de uma exposição moderadamente prolongada, para fazer alguma atividade física ao ar livre, por exemplo. Já exposições mais longas e diretas, como é o caso de um bronzeamento, não devem ser realizadas.
Depois da remoção, posso fazer uma nova micro?
Sim. A sobrancelha pode ser submetida à micropigmentação novamente, desde que a área esteja completamente cicatrizada. Neste caso, a indicação é planejar bem o procedimento, verificar qual técnica possibilitará o resultado desejado e escolher um bom profissional para que não haja arrependimento.