Nos dias 17, 18 e 19 de novembro eu tive a honra de fazer parte da equipe de beleza dos desfiles da Brasil Eco Fashion Week (BEFW), em São Paulo.
O evento surgiu em 2017, como resultado de um encontro de amigos que desejavam estimular novos caminhos para a moda, criar um espaço de visibilidade para marcas comprometidas com as práticas de sustentabilidade e fortalecer essa cultura.
A beleza dos desfiles foi assinada pela agência de maquiadores e cabeleireiros Amuse Beauty Artists (@amusegram), que tem como diretor criativo o beauty artist Diego Américo (@diegoamerico). O profissional, natural de Porto Alegre, seguiu o propósito do evento, utilizando vários produtos naturais e orgânicos que não causam impacto no ambiente.
Eu o assisti nas produções dos desfiles abaixo e achei interessante escrever dicas de como chegar a um efeito parecido e quais produtos foram usados para obter aquele resultado.
No primeiro dia, na produção para o desfile da marca de beach wear Satya, batons cremosos (marca Face It) foram usados nos olhos, sendo levemente esfumados com pincel fofinho. Na boca, a mesma cor de batom foi aplicada com batidinhas com o dedo.
Para obter esse efeito nos cabelos, apenas água aplicada com um borrifador foi usada. Para a pele, foi eleito o primer (marca Bio Art) e skin drops (marca Face It), um estilo de iluminador líquido bem sutil, finalizado com base de cobertura leve para o resultado de pele bem natural e iluminada.
No segundo dia, o desfile da Bemglô também foi um manifesto contra a produção de resíduos que afetam a natureza. Compondo os looks, haviam vários materiais recicláveis. Indo em sintonia com esse propósito, a maquiagem ganhou uma base mais pesada (Blemish Blur da marca Quintal Cosméticos) e finalização com óleo de coco pra dar um aspecto “plástico” ao look.
Já no desfile da marca Helena Pontes, a ideia de Diego Américo foi um look minimalista e chique. Nos cabelos, foram usadas borrachas de cabelo naturais de seringueira para prendê-los de uma forma torcida e inusitada, feita com gel orgânico e água. Mais uma vez com pouquíssimo impacto na natureza.
Na pele, foram aplicadas as bases da Quintal Cosméticos por todo o rosto, inclusive em cima dos lábios para expressar uma imagem limpa e de pele uniforme, apenas com um pouco de bronzer no côncavo (da marca Baims Natural Makeup). Nas sobrancelhas, foi utilizado sabonete de glicerina (da marca Perfumaria Phebo), penteando-as para cima para fixá-las em pé.
Já no último e terceiro dia de desfiles, Diego Américo assinou a beleza da marca de roupas Ahlma. O intuito foi trazer o frescor carioca, alega Diego. Para isso, ele utilizou glitter biodegradável (marcas Contém Glitter e Ariele), aplicando óleo de coco natural para fixá-lo na pele. Já fica a dica para o carnaval que logo logo está aí!
Luise Mendonça é Relações Públicas e maquiadora profissional. Embora ligada nas tendências, acredita sobretudo na individualidade. Em suas colunas, traz dicas e novidades sobre maquiagem e beauté. Escreve semanalmente em revistadonna.com.