Se você ama estar por dentro das tendências de maquiagem, este texto é pra você. Selecionei o que de melhor rolou nos desfiles de moda internacionais para a temporada de verão 2020. Spoiler: muita cor e brilho, além de desenhos gráficos ousados.
New York Fashion Week
Na semana de moda nova-iorquina, podemos dizer que a “beleza básica” foi oficialmente enterrada. Difícil de lembrar qual foi a última temporada em que a maquiagem minimalista não tenha reinado absoluta nos desfiles. Mas a chave virou desta vez e o que temos é muita cor e ousadia, e devemos isso à série Euphoria, da HBO (e sua make-up boss Doniella Davy).
A Chromat apresentou uma composição de delineadores, com branco no canto interno e azul no canto externo dos olhos, formando um "cat eye" diferente e interessante. Para acompanhar, pele muito natural e lábios hidratados.
Anna Sui veio com batom e sombra pink néon nas pálpebras, junto com um delineador branco meio nuvem, meio asa, superousado, além do detalhe de estrela no meio da pálpebra inferior. Lindíssimo! Podemos trazer para a vida real com a vibe das sombras néon ou até mesmo o delineador, sem medo de ser feliz.
Cantos internos e externos com sombra compacta ou cremosa em cores néon ou vibrantes, como no desfile de Jonathan Cohen, ficam incríveis. Note que a neura do simetrismo se foi – a make não precisa ser exatamente proporcional nos dois olhos, o que é ótimo.
Na passarela de Cynthia Rowley, o delineador branco de nuvens reinou maravilhosamente bem, assim como Jules, de Euphoria, usou na série. E mais uma vez, assim como em outros desfiles, a pele é superhidratada e com pouquíssima cobertura de base.
Os tons pastéis de Christian Siriano e Jason Wu mostram que as cores não precisam ser intensas. Pêssego, amarelo e pink dominaram – e ficaram lindos.
Além das aplicações de pedras, glitter e fitas coloridas de outros desfiles, Marc Jacobs demostrou que a diversidade chega de uma forma linda, trazendo cada modelo com um tipo de maquiagem e cabelo, sem padronização e unindo cor e aplicações juntas.
London Fashion Week
Por muitos anos, a beleza da semana de moda de Londres foi previsível, com produções bem naturais, sem intervenções e com cores neutras. Hoje, tornou-se uma explosão de cores, texturas e grafismos à la Euphoria também. Destaque para as peles: muita ênfase em skincare nos modelos na preparação para os desfiles.
House of Holland trouxe uma combinação de rave anos 1990 com disco dos anos 1970 e uniu cor (principalmente roxo, dourado e pink) com muito glitter, indo além das pálpebras, invadindo sobrancelhas e têmporas. Tudo muito intuitivo e sem regras nem limites.
Rejina Pyo apresentou aquela beleza colorida que muitas de nós usaríamos: pele leve, sobrancelhas naturais e penteadas para cima e um toque de cor nas pálpebras. Lindo, moderno, usável.
Victoria Beckham veio com sua eterna versão minimalista da moda. Peles frescas e luminosas com somente um traço colorido (burgundy) logo acima do côncavo dos olhos.
Bora Aksu destacou os lábios com um batom vermelho impactante. E só. Pele transparente, zero maquiagem nos olhos. Os cabelos ganharam uma trança de cada lado, simples e com acabamento despenteado. Chique e despretensioso ao mesmo tempo.
JW Anderson abordou mais uma tendência forte: skincare. A aposta era em uma beleza de quem acordou na sua versão mais radiante e bela. Mínimo de interferência de maquiagem, somente correções pontuais. E batom nas maçãs do rosto (como se tivesse pegado sol) e nos lábios, tudo muito delicado e suave.
Milan Fashion Week
Mesmo depois de toda revolução de Nova York e Londres, a semana de moda de Milão não deixou a desejar, trazendo ainda gratas surpresas.
Fendi trouxe olhos marcados com lápis preto somente na linha d’água superior e inferior, mas a ousadia veio no “corretivo glitterinado”. Sim, quase lágrimas de glitter.
Salvatore Ferragamo destacou-se por trazer pálpebras com pequenos blocos de cores, inspiradas nos vidros venezianos.
Lantejoulas transparentes foram a aposta de Giorgio Armani no lugar de sombra. Moderno e chique. Um look que definitivamente podemos trazer para a vida real.
Moschino foi incrível, com delineador superdiferente (já dá pra se apaixonar, né?), boca vermelha e coque baixo com pinceladas coloridas estrategicamente posicionadas.
A ousadia de usar dois pares de cílios postiços em cada olho foi inédita na passarela da Gucci. Com um par na pálpebra inferior/superior e outro par na sobrancelha: resultou num look um tanto estranho, mas muito interessante.