Um produto quase esquecido quando o assunto é cabelo é o condicionador. Ele é tratado como figurante na hora da lavagem e há quem nem faça uso dele – ou pior, usa da forma errada. Mas você sabia que ele é fundamental?
O condicionador é um creme finalizador , com agentes hidratantes e higienizadores. No entanto, sua principal função é selar a cutícula aberta pelo xampu. Sendo assim, ele é fundamental para não deixar os fios com aspecto ressecado e ainda protege contra fatores externos, como a poluição.
Ele também não pode substituir produtos ou ser substituído, sabia?
– O condicionador devolve a oleosidade natural do cabelo, cria uma camada protetora nos fios, dá brilho e nutrição – afirma a cabeleireira Dolly Magalhães.
Abaixo, ela lista os três principais erros na hora de fazer uso do condicionador:
Substitui-lo por máscara de hidratação
A máscara é responsável por colocar agentes hidratantes, nutrientes e reconstrutores para o cabelo, mas ela não tem a função de fechar a cutícula como o condicionador. Segundo Dolly, os dois formam um conjunto, junto do xampu, e a regra da lavagem é: xampu – máscara – condicionador. O último é responsável por selar a cutícula capilar e garantir a hidratação da máscara.
Usá-lo como creme de pentear
O condicionador é um produto que precisa de enxágue, enquanto cremes de pentear e outros finalizadores não. Portanto, eles não substituem um ao outro. Aliás, Dolly reforça que o condicionador deve ser bem enxaguado. Resíduos dele são prejudiciais ao fio.
Aplicar na raiz
O produto deve ser aplicado no comprimento e pontas do cabelo. Usar a raiz pode afetar a oleosidade do couro cabeludo. Segundo Dolly, o uso excessivo na raiz pode causar o acúmulo de sebo levando à quebra e queda do fio.
Duda Buchmann é blogueira que gosta de falar do mundo feminino, principalmente da mulher negra, e de inspirações que elevem a autoestima delas. Escreve semanalmente em revistadonna.com.