As olheiras podem surgir por uma série de motivos diferentes, como não dormir o suficiente ou por fatores hereditários. Nem sempre é possível escondê-las totalmente, mas existem alguns truques que podem auxiliar a disfarçá-las.
Anule o subtom das olheiras antes de corrigir
Dependendo da intensidade da cor da olheira, é recomendável utilizar um corretivo colorido antes do "comum" para anular o tom da mancha. Basicamente, funciona assim:
- Olheiras arroxeados: corretivo amarelo
- Olheiras escuras com tom azulado: corretivo salmão/laranja
- Olheiras avermelhadas: corretivo verde
Tonalidade do corretivo
Após o uso do corretivo colorido, caso seja necessário, você deve utilizar um corretivo parecido com o tom de sua pele ou, no máximo, um tom mais claro.
Cuide com excesso de produto
Não é a quantidade de produto na pele que vai garantir a boa cobertura das olheiras. O ideal é que corretivos sejam usados em camadas finas. Além disso, a aplicação mais eficiente é a que começa pelas partes mais escuras, para que as que não precisam de tanta correção, recebam menos produto e fiquem com um aspecto mais natural.
Além disso, a sobreposição de camadas de maquiagem sob os olhos acentua ruguinhas e linhas finas de expressão. Logo, para evitar ficar com aquele aspecto carregado sob os olhos, atente-se à pigmentação dos produtos escolhidos. Cosméticos de maquiagem com elevada pigmentação dispensarão sobreposição de camadas e/ou camadas grossas na hora de esconder as olheiras.
Espalhe bem
Não é só abaixo dos olhos que deve ser passado o produto – os cantos internos podem e devem receber o corretivo. Não se esqueça de esfumar bem o produto, espalhando até a borda do nariz, para que a cobertura fique natural.
Veja seis dicas de produtos pra você testar:
Luise Mendonça é Relações Públicas e maquiadora profissional. Embora ligada nas tendências, acredita sobretudo na individualidade. Em suas colunas, traz dicas e novidades sobre maquiagem e beauté. Escreve semanalmente em revistadonna.com.