Ficou com vontade de copiar o look platinado de Marina Ruy Barbosa? Por mais que a atriz tenha, na verdade, utilizado peruca loira para fazer uma campanha, a impressão de que ela tinha descolorido o cabelo despertou em muitas a vontade de copiar o visual.
Para que você entenda melhor quais são os principais cuidados que se deve ter ao realizar essa mudança, pegamos dicas com Marcele Collin, colorista e especialista em mechas do Espaço Leo Sampaio, em Porto Alegre, e com a hairstylist Sonia Nesi. Elas explicam de que forma é possível deixar o seu cabelo saudável e brilhoso mesmo quando ele estiver platinado:
PROCURE UM ESPECIALISTA
Não é qualquer profissional que está apto para realizar esse procedimento. Procure sempre por um especialista em cor. Ele tomará os cuidados necessários, como, por exemplo, a qualidade dos produtos utilizados. No dia, é obrigatório usar algum produto de reconstrução e é importante a utilização de um produto Plex (cosmético específico para proteção de cabelos loiros) junto com o descolorante. Ele terá essas informações.
CORTE AS PONTAS
É muito importante que, com a química, as pontas sejam cortadas com uma certa frequência. Sonia recomenda que seja de dois em dois meses, para acabar com o ressecamento e as pontas duplas.
MANUTENÇÃO NO SALÃO
Quem quer apostar nesse tipo de coloração deve estar preparado para a manutenção. Faça um cronograma de tratamentos no salão para ter um acompanhamento adequado. É necessário retoque de raiz (caso faça desde a raiz) frequentemente, além de produtos específicos e cuidados para não deixar o cabelo amarelo ou ressecado.
CUIDADOS EM CASA
É fundamental que o tratamento seja continuado em casa. Para isso, escolha os produtos adequados. Segundo Marcele, o indicado é lavar o cabelo com xampu violeta uma vez por semana para evitar o amarelado. No dia-a-dia, é importante usar um xampu específico de reconstrução/nutrição, para devolver a proteína e a água que o cabelo perdeu durante a descoloração. Além disso, é interessante ter uma rotina de hidratação, que pode ser feita com máscaras de cabelo.
NÃO COLOQUE QUÍMICA SOBRE QUÍMICA
Fazer um procedimento químico seguido de outro aumenta o ressecamento e a desnutrição dos fios. Por isso, não é recomendado fazer progressiva enquanto estiver platinada, por exemplo.
APOSTE NO LEAVE- IN
Isso irá ajudar a diminuir o frizz e acabar com o aspecto arrepiado das madeixas. No verão, misture o leave-in com protetor térmico para secar o cabelo e também não esqueça de usar filtro solar nos fios.