Camila Maccari, especial
Quem nunca quis finalizar a make com um batom específico e acabou desistindo porque não conseguiu achar o dito cujo, mesmo lembrando de ter usado esses dias? Se a cena é frequente e se repete com outros itens quando você vai se maquiar, vale tirar um tempinho para organizar os produtos.
A personal organizer Carol Rosa, que cuida de closets de atrizes como Deborah Secco e Giovanna Antonelli, afirma que uma das coisas mais comuns é ver pessoas colocando a maquiagem em qualquer lugar - e de qualquer jeito.
– O principal agravante é quando começamos a ter diversos locais para a mesma função, como aquela bolsinha de uso diário, depois uma para viagem, depois uma para festa e quando vimos temos muita coisa repetida ou meio que perdida em diversos lugares. E aí começa o prejuízo, pois muitos produtos, depois de abertos, se tornam mais vulneráveis a estragar. Além disso, acabamos comprando sem necessidade.
Se identifica? Conversamos com a personal organizer e com a maquiadora Carol Teixeira, que dão dicas para ajudá-la a organizar as maquiagens.
Junte tudo e faça uma limpa
Quem assistiu à Ordem na Casa, série da Netflix com a guru da arrumação Marie Kondo, está familiarizada ao momento de reunir todos os objetos diante dos olho. De acordo com Carol Rosa, esse passo inicial é imprescindível para que você veja tudo o que tem, principalmente se você costuma manter em locais diferentes, como a penteadeira do quarto, o banheiro e a nécessaire.
– Além de ver mesmo tudo o que vem sendo guardado, também é uma bom primeiro filtro, em que você já consegue eliminar alguns itens. Cheque as validades, texturas e o cheiro. Esses últimos ajudam a saber se algo que não tem uma data ainda pode ser usado ou não.
Para quem não sabe exatamente como avaliar se o produto está no prazo de validade, a maquiadora Carol Teixeira dá a dica:
– Os que têm textura cremosa, como bases e demaquilantes, por exemplo, podem ficar mais oleosos e aguados quando passam do prazo. No caso do batom, ele fica com um cheiro estranho, diferente do original, e que lembra coisa velha, sabe?
Crie categorias
Carol Rosa ensina a separar os produtos de acordo com a função, o que facilita, também, na hora de se maquiar e de manter a ordem. A personal organizer divide a maquiagem em cinco grupos: pele do rosto, olhos, boca, acessórios e pincéis. Dependendo da quantidade de itens que você possui, os grupos também pedem uma organização própria.
– Por exemplo, na categoria de pele, vale seguir uma ordem de uso e colocar todos os primers juntos, depois os corretivos, as bases, contornos, pós, blushes e iluminadores. Na categoria de olhos, juntar todas as sombras, depois os lápis e os delineadores, por fim as máscaras para cílios.
Acessórios como curvex, pinças, apontadores e escovinhas, por exemplo, não precisam seguir uma ordem exata, mas devem ficar todos juntos. O mesmo vale para os produtos usados na boca: separe lápis, batons, gloss e hidratantes em uma ordem que fique prática para você. Quanto aos pincéis, se for possível, Carol Rosa também indica separar entre rosto, olhos e boca.
Organize funcionalmente
Depois de separar, é hora de guardar todos os itens. A dica de Carol, no entanto, é sempre delimitar os espaços com organizadores:
– Eles ajudam a manter a separação funcional, principalmente se ficar tudo em uma gaveta – explica.
Para quem tem um espaço com bancada e gosta de ter tudo à mostra, Carol Teixeira sugere aproveitar itens de outras áreas para criar um display bacana:
– Os pincéis, por exemplo, podem ser organizados em copos coloridos, que combinem com a sua decoração. Para as sombras, principalmente as paletas, vale comprar um daqueles organizadores de revista, em que elas ficam em pé e com a fachada à mostra, e colocar todas elas juntas ali.
Para os batons, a maquiadora sugere um investir em um porta batom, daqueles feitos de acrílico. Depois disso, é só seguir a ideia e manter gloss com gloss e batom com batom.
Mantenha a ordem e a limpeza
Para Carol Rosa, depois de uma organização bem feita, com tudo separado e disposto de maneira simples e prática, fica mais fácil de evitar a bagunça. No entanto, ela lembra que é necessário ficar sempre atenta e devolver cada coisa para o devido lugar.
Carol Teixeira sugere que, uma vez por semana, você passe um olho para ver se a ordem inicial se mantém e aproveite o momento para limpar as maquiagens - especialmente os pincéis.
– É contraindicado deixar os pincéis sem limpeza por mais de uma semana, já que a sujeira acumulada pode gerar alergias, por exemplo. Vale tirar um tempinho e, com um detergente líquido neutro mesmo, fazer uma espuma na mão e girar o pincel quantas vezes for necessário para a espuma sair branquinha.
Quem preferir, pode comprar higienizadores próprios, vendidos em lojas de produtos de beleza. Depois disso, é só deixar secar em cima de uma toalha. Vale aproveitar e passar um paninho umedecido em superfícies das paletas de sombra e em volta de produtos como pó e iluminadores também. E, depois, se certificar de guardar cada um deles no seu devido lugar.