Filtro solar é indispensável para garantir a saúde da sua pele. No verão, os cuidados com a proteção devem ser redobrados! Mas você sabe como escolher o produto ideal para seu tipo de pele?
A médica-dermatologista Ana Paula Manzoni, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS, dá uma ajudinha e esclarece algumas dúvidas sobre o assunto. Confira:
O que é FPS e PPD?
FPS: é o fator de proteção contra os raios UVB responsável pelos dois tipos de câncer de pele mais comuns: o carcinoma basocelular e espinocelular.
PPD: é a forma de medir a proteção contra os raios UVA mais associado ao risco de melanoma e envelhecimento. O PPD precisa ser 1/3 do FPS.
Texturas de protetor solar:
Oil free ou livre de óleo: mais indicado para quem tem a pele oleosa, mista ou acnéica;
Cremoso: ideal para a pele seca ou que está ressecada;
Toque seco: garante um efeito matificante (sem brilho) e que deixa a pele mais sequinha e lisa. Por isso, é mais indicado para quem tem tendência maior à oleosidade.
Com cor ou sem cor?
Com: para pessoas que querem ter um efeito de base; tende a ter uma proteção mais completa contra a radiação solar e a luz visível, emitida pelo celular, aparelhos eletrônicos, lâmpadas e janelas;
Sem: quando não se quer o efeito de base na pele. Se houver necessidade de proteção ampla deve ser escolhido conforme critérios cuidadosos da sua composição.
Outros tipos
Protetor físico
Age formando uma película que reflete o raio solar sem necessitar de reações químicas na pele. Com isto tende a ser menos alergênico. É indicado para todos os tipos de pele, principalmente as sensíveis e reativas.
Protetor químico
Age através de reações químicas na pele e habitualmente tem uma cosmética mais agradável ao toque. Devem ser utilizados com maior cuidado na pele de crianças e pessoas alérgicas.