A pele negra mancha com mais facilidade do que a clara, devido à maior quantidade de melanina presente na região cutânea. Além disso, essa proteína que dá cor à pele é do tipo eumelanina, que produz pigmentos amarronzados. Assim, qualquer inflamação ou irritação no local, como foliculite ou alguma alergia na pele, pode promover escurecimento.
Veja algumas dicas para evitar que apareçam essas manchas, ainda mais nessa época de maior exposição ao sol:
Cuidado com a depilação
Quem tem a pele negra se preocupa um pouco mais quando o assunto é depilação. Isso porque ela é mais sensível a manchas, pelos encravados e queimaduras. Segundo a esteticista Rebecca Lopes, para esse tipo de pele, a melhor opção é a depilação a laser.
Foque na hidratação
Se optar pela depilação com cera ou lâmina, é importante hidratar a pele, destaca a esteticista. A escolha de um sabonete esfoliante também contribui para o desaparecimento dos pelos encravados. Caso o problema persista, a depilação a laser pode resolver, definitivamente, o problema.
Precisa de filtro solar, sim!
Esqueça o mito de que a pele negra não precisa de proteção solar! Antes de qualquer produto de beleza, o filtro precisa ser aplicado, em todos os tipos de pele! Para as negras, o produto vai evitar as temidas manchas escuras de sol, que são bem mais fáceis de aparecer nessa época.
Esfolie e cuide a oleosidade
Rebecca ressalta que deve ser feita uma higiene adequada para o controle de oleosidade, que aumenta no calor. A pele negra produz mais sebo e também resseca mais facilmente, exibindo um aspecto esbranquiçado. Por isso, a dica é fazer uma esfoliação potente no banho em áreas como pés, joelhos e cotovelos.
Leia mais: