O Rio Grande do Sul passa por um dos momentos mais trágicos da sua história, mas, felizmente, uma rede de solidariedade está mobilizada para ajudar os afetados pelas enchentes. A gastronomia está organizada e são muitas iniciativas reunindo esforços de todos os cantos para ajudar quem mais está precisando nesse momento.
Vamos usar o espaço para divulgar e dar ainda mais alcance para essas ações que estão incansavelmente buscando doações e produzindo comidas para abrigos e para os pontos de resgate. A gastronomia tem um poder fortíssimo no acolhimento.
Reunimos aqui alguns restaurantes que estão operando como cozinhas solidárias, como pontos de coletas e também como apoio. Colocamos todas as informações para quem quiser doar, toda ajuda é bem-vinda.
Reforçamos que as informações e as necessidades estão mudando a todo instante. Essas são as necessidades que apuramos até a publicação da matéria. É importante sempre conferir com os lugares de doação o que estão precisando no momento.
CONFIRA ONDE E COMO DOAR EM PORTO ALEGRE
PASTELARIA SAÚDE
A pastelaria do Centro Histórico, que também teve a sua operação totalmente afetada pela enchente, está reunindo doações em pix para comprar mantimentos para doar aos abrigos em Porto Alegre. Estão prestando todas as contas nos stories do Instagram.
Chave pix: (51) 98331-4434 (Valmir Borba)
@pastelariasaudeoficial
MANDARINIER + CAPINCHO
Juntos, os restaurantes Mandarinier e Capincho, organizaram uma ação solidária dedicada aos produtores rurais das feiras orgânicas que também foram duramente afetados pelas enchentes. Estão arrecadando doaçãoes para comprar as necessidades mais urgentes levantadas por eles, como repelentes, alimentos não-perecíveis, galochas e colchões. A prestação de contas está sendo feita no Instagram do Mandarinier.
Rua Olavo Bilac, 735, no bairro Azenha
Chave pix: 016.942.880-05 (Liliana Andriola)
@mandarinier @capinchorestaurante
SOLOS
O Solos está com a cozinha em funcionamento para preparar refeições e doar em vários pontos de acolhimento da região. As doações podem ser feitas em pix para a compra de insumos.
Chave pix: (51) 99935-3303 (Jackson Prado)
@solos.poa
BOTTEGA MARIA
O italiano do Bom Fim está incansavelmente produzindo marmitas e lanches para doação em muitos pontos de acolhimento de Porto Alegre e região. Estão aceitando doações de mantimentos diretamente no restaurante.
Rua Miguel Tostes, 371, no bairro Bom Fim
@bottegamariapoa
CONSUELA'S BROWNIE
A Bibiana Loureiro, proprietária da Consuela's Brownie, disponibilizou uma chave pix e está incansavelmente fazendo compras para doação, desde itens de higiente pessoal, comidas roupas de cama até produtos de auxílios aos resgates, como lanternas e cordas. Além disso, a loja no Moinhos de Vento também é ponto de coleta para doações físicas.
Rua 24 de Outubro, 435, no bairro Moinhos de Vento
Chave pix: bibiana_loureiro@hotmail.com (Bibiana Loureiro)
@consuelasbrownies
FOGO
A parrilla no Moinhos de Vento está com cozinha em pleno funcionamento para a produção de marmitas para doação aos abrigos da região. Estão pedindo doações de alimentos e insumos para produzirem mais refeições, como arroz, carnes, legumes, mas também estão como ponto de coleta para itens de higiene pessoal e limpeza, fraldas e leite infantil.
Rua Marquês do Pombal, 1.127, no bairro Moinhos de Vento
Contato para doações pelo WhatsApp (51) 3015-6939
@fogo.poa
OKPO CULTURE
O restaurante de comida coreana está com a operação totalmente voltada a somar esforços às cozinhas solidárias. Estão produzindo lanches e marmitas e auxiliando na logística de entregas aos abrigos e entidades com capacidade de entregar em cidades como Canoas e Eldorado do Sul. Estão aceitando doações de ingredientes para lanches, como pães e frios, lanches prontos, como bolachas e afins, além de disponibilizar uma chave pix para quem preferir doar em dinheiro - a prestação de contas será feita no perfil no Okpo.
Rua Tenente Coronel Fabricio Pillar, 93, no bairro Mont'Serrat
Chave pix: 036.465.290-08 (Jonas Kang Kim)
@okpo.culture
EL AGUANTE
O bar está aberto, das 10h às 18h, como ponto de coletas de doações, além de estarem produzindo lanches para entregar nos pontos de resgate e de acolhimento. Estão aceitando doações de produtos de higiente e limpeza, roupas de cama, toalhas, colchões, ração, fraldas e itens infantis.
Rua Miguel Tostes, 661, no bairro Rio Branco
@elaguante
20BARRA9
O grupo 20BARRA9 está com todos os esforços do time de cozinha, marketing e operação se revezando na produção e entrega de marmitas para os locais de resgate e acolhimentos.
Pix: 29.807.171/0003-70 (Manda Brasa Restaurante Ltda)
@20barra9
CASA HOTÉIS
O grupo de hotéis está mobilizando uma campanha solidária para levar acolhimento às famílias atingidas. Estão arrecadando doações em Pix para adquirir cobertores, a meta é chegar a 25 mil unidades. A prestação de contas será feita nas redes sociais do Casa Hotéis.
Pix: ajudars@casahoteis.com.br
@casahoteis
RANCHO TABACARAY
O espaço do El Topador está de portas abertas recebendo doações físicas, mas também disponibilizou a cozinha para a produção diária de marmitas que estão sendo destinadas para abrigos, hospitais e comunidades afetadas. Para quem não puder entregar fisicamente, criaram uma chave pix para doações em dinheiro.
Chave pix: eltopador@vakinha.com.br
@ranchotabacaray
LE BATEAU IVRE
O restaurante francês também está com a cozinha em pleno funcionamento preparando refeições para os abrigos e locais de resgates. Estão aceitando doações via pix para comprar ingredientes, kits de comidas prontas, como sucos e bolachas, remédios, itens para crianças, e demais necessidades para ajudar as vítimas das enchentes.
Chave pix: 848.183.790-34 (Giovana Cervo Dallongaro)
@lebateauivrepoa
BRIZZA
Desde o último domingo, a pizzaria está produzindo alimentos para abastecer os pontos de resgate e abrigos. Disponibilizaram uma chave pix para contribuições para comprarem mais insumos, mas também estão pedindo doações de itens como, água, arroz, frios e pães para lanches, álcool, água sanitária e papel toalha.
Rua 24 de Outubro, 1.409, no bairro Independência
Chave pix: (51) 98916-4363 (Lucas Blaya)
@brizzaforneria
EAT KITCHEN
O restaurante teve a sua unidade do Cais Embacadero afetada pelas enchentes no RS, mas está com a casa da Dinarte Ribeiro operando e produzindo lanches e refeições para os desabrigados. Estão pedindo doações de pães, frios e lanches rápidos, como bolachas e afins.
Rua Dinarte Ribeiro, 131, no bairro Moinhos de Vento
@eatkitchengram
SQUARE GARDEN DESTEMPERADOS
Junto com o Abrigo Aliadas, o espaço está operando como abrigo exclusivo para mulheres e crianças de até 12 anos. O food hall tem capacidade para receber 90 pessoas, além de servir alimentação e acolhimento para os desabrigados. Estão aceitando doações no local ou também em dinheiro por chave Pix.
Rua Felipe de Oliveira, 35, no bairro Santa Cecília
Chave pix: 54.405.088/0001-50 (Associação Aliadas)
@gardendestemperados
ROISTER
A unidade do BarraShoppingSul está a todo o vapor produzindo marmitas para os desabrigados, mais de mil refeições já foram entregues. Para arrecadar ainda mais recursos, criaram a campanha Cerveja Solidária. Para cada R$ 1 doado, você recebe R$ 1 em créditos de cerveja para ser usado em qualquer unidade do Roister ou no site do Devaneio do Velhaco até o final do ano. Basta apenas enviar o comprovante do pix para o mesmo e-mail com a unidade que deseja utilizar o voucher. Mas, para quem preferir fazer doações físicas, estão aceitando proteínas, hortifruti e insumos, como arroz e massas.
No BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300), no bairro Cristal
Chave pix: sosrs@roister.com.br
@roisterpoa
REAL FUCKING BURGER
Desde o dia 5 de maio, a equipe do Real Fucking Burger está cozinhando, ao lado de outros voluntários, no abrigo da Sogipa. Em média, estão sendo feitas 500 refeições por turno para atender abrigados, voluntários, policias, médicos e veterinarios. Além disso, também estão arrecadando doações para auxiliar em outras cozinhas, como a do Viaduto da Dom Pedro, que tem cozinhado num espaço improvisado e alimentado muitas pessoas. A prestação de contas está sendo feita no Instagram do Real Fucking Burger.
Chave pix: 15187809/0001-41 (MVG Alimentações)
@realfuckingburger
MIGRA
No bairro Rio Branco, o restaurante é um ponto de coleta de doações para as vítimas da enchente no Estado. Entre os itens de necessidade, estão: água, produtos de higiene pessoal, como escovas e pastas de dente, desodorantes, absorventes e sabonetes, colchões e roupas de cama e ração para animais.
Rua Felipe Camarão, 662, no bairro Rio Branco
Abertos todos os dias a partir das 14h
@migra.poa
CIAO
A pizzaria napoletana do Bom Fim também está aberta como ponto de coleta de doações. Entre os itens necessários, estão água, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, lençóis e roupas de cama.
Rua General João Telles, 294, no bairro Bom Fim
@pizzeriaciao
GRANI
A pizzaria também está atuando como um ponto de coleta de doações para destinar às vítimas da enchente. Neste momento, estão solicitando água, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas de cama, agasalhos e ração.
Rua Cabral, 380, no bairro Rio Branco
@granipizza
ACCTION APP
O aplicativo acabou de ser criado por uma empresa parceira da ONU. O Acction App conecta os abrigos ou instituições que precisam de marmitas e refeições com voluntários que estão produzindo os alimentos. Dentro do app também é possível solicitar a entrega. Está disponível tanto para IOS quanto para Android.
@acction_app