Uma das escolhas mais difíceis que enfrentamos diariamente é a da proteína para acompanhar os insumos mais comuns, como arroz, feijão e massa. Ela será assada? Frita? Com molho? Independente do preparo, confira os benefícios da carne de frango e dos ovos na sua alimentação. Além disso, separamos duas receitas inéditas em Destemperados para você reproduzir em casa.
CARNE DE FRANGO
A carne de frango é uma ótima opção de proteína de alto valor biológico, ou seja, proteína que contém todos os aminoácidos essenciais que precisamos obter através da alimentação. É rica em vitaminas como a B12 e outras do complexo B, além de vitamina E, e minerais como selênio, potássio, ferro, zinco e outros. Mas é pobre em sódio, o que é benéfico para hipertensos.
É uma carne magra, com teor de gordura saturada e de colesterol mais baixos comparada com outras carnes, principalmente nos cortes de peito e coxa. Mas a pele pode ser retirada, pois é onde tem a maior concentração de gordura.
A digestão da carne de frango é mais fácil do que de outras carnes, por ser uma carne mais magra e por conter menor teor de purinas, que além de dificultar a digestão, se transformam em ácido úrico, que em excesso é prejudicial à saúde.
OVO
O ovo tem alta qualidade nutricional, com proteínas de alto valor biológico, que contém todos os aminoácidos essenciais, por isto é considerada a proteína padrão quando comparada as outras fontes de proteína. E o ovo é quase um polivitamínico natural, pois possui boas quantidades de vitaminas A, D, E e do complexo B, além de minerais como ferro, zinco, fósforo, manganês e selênio, além de ser rico em colina, importante para o cérebro, e carotenoides.
A proteína está em maior proporção na clara do que na gema, que é mais rica em fósforo, cálcio e ferro, além de ácidos graxos mono e poli-insaturados e colesterol, que em pequenas quantidades deve ser ingerido.
Importante é a forma de preparo. O ovo deve ser consumido cozido, pois o ovo cru tem fatores antinutricionais e sua proteína possui melhor qualidade se desnaturada, ou seja, aquecida. E devemos evitar a fritura, pois esta sim pode elevar os níveis de colesterol sanguíneo e não o consumo moderado de ovos diariamente.
Compartilhamos uma receita com carne de frango e outra com ovos para você testar em casa
FRANGO COM MOLHO DE ESPUMANTE
Ingredientes:
- 500g de filé de frango
- Manteiga para dourar o frango
- 1 copo de champignons
- 1 cebola picada 1 dente de alho picado
- 1 tablete de caldo de galinha
- 1 vidro de palmito
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- Espumante (utilize a medida do vidro de palmito)
- Sal a gosto
Modo de preparo:
1. Disponha os filés de frango em uma frigideira com um pouco de manteiga. Leve-os para dourar dos dois lados. Retire do fogo e reserve.
2. Na mesma frigideira, aproveitando o molho que sobrou dos frangos, frite os champignons cortados em fatias com a cebola e o alho picados.
3. Junte o caldo de galinha dissolvido em um copo de água. Misture e acrescente o palmito picado.
4. Desmanche a farinha de trigo em um copo de água (pode usar a água do palmito) e misture ao refogado para engrossar.
5. Junte o champanhe e, por último, coloque os filés de frango já grelhados. Acerte o sal e sirva com arroz e salada mista.
TORTILHA ESPANHOLA
Ingredientes:
- 500g de batatas com casca cortadas em pedaços grandes
- 2 cebolas cortadas em pedaços grandes
- 4 ovos 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 envelope de fermento químico
Modo de preparo:
1. Cozinhe as batatas em uma panela com água junto com as cebolas. É preciso deixar as cebolas e as batatas bem macias. Antes, tenha o cuidado de lavar as batatas.
2. Escorra a água do cozimento e deixe esfriar. Então, misture-as com os ovos, o óleo, a farinha e o fermento peneirados.
3. Misture bem até obter uma massa homogênea. Disponha a mistura em uma fôrma ou refratário retangular e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Sirva quente, morna ou fria.