A região do Oriente Médio costuma ser retratada na mídia ocidental como uma área de conflitos e guerras, mas existe pelo menos uma coisa que une aqueles países: a culinária. Cozinha árabe é o nome genérico de uma tradição que alcança países como Síria, Egito, Líbano, Turquia e muitos outros.
São ingredientes, sabores, aromas e pratos que refletem a relação destes povos com a terra, da qual extraem as mais preciosas e delicadas especiarias que o mundo já viu - o resultado são receitas milenares, de sabores tão intensos, que se espalharam e conquistaram apreciadores em todo o mundo.
Em Florianópolis é possível encontrar alguns representantes dessa tradição. Com pouco menos de seis meses de existência, a Shawarmeria Arabian Food já é um sucesso de público e crítica com seus quitutes ricamente preparados.
- Nossa ideia foi levar a comida da nossa casa, e aproveitar o que já sabíamos fazer, para outras pessoas - conta o sócio e cozinheiro Roberto Gomes, descendente de libaneses.
Ali a maior parte dos insumos vem de fora do Brasil, inclusive alguns ingredientes raros e delicados, como uma flor especial utilizada como tempero. O público tem aprovado, e o local recebe a visita até mesmo de chefs de cozinha de restaurantes prestigiados da cidade - outro diferencial da Shawarmeria é que fica aberta madrugada adentro, algo raro em Floripa.
Ainda na capital catarinense, encontramos outros restaurantes árabes mantidos pelos próprios imigrantes ou seus descendentes. É o caso do X-Kebab, no Centro da cidade, um minúsculo quadrilátero onde se serve um delicioso charutinho de folhas de uva. O movimento crescente de fregueses fez a casa passar por melhorias, e o proprietário é só sorrisos atrás do balcão. Mas talvez o representante mais antigo da cozinha árabe na cidade seja o Kaffa, firme e forte há cerca de duas décadas. Ali o ambiente complementa a experiência gastronômica, com uma decoração que faz a gente se sentir um pouco mais rodeado por esta rica e saborosa cultura.
O descendente de libaneses Roberto Gomes, da Shawarmeria, forneceu algumas receitas especiais servidas no local. Confira:
(Todas as receitas servem 4 pessoas)
Homus
Ingredientes
500g de grão-de-bico
Suco de 1 limão
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de tahine
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Cominho (uma pitada é suficiente)
Modo de preparo
1. Em uma panela de pressão, cozinhe o grão-de-bico por 40 minutos contando o tempo a partir do momento em que a panela começar a apitar.
2. Assim que o grão-de-bico estiver bem macio, retire da panela passando em uma peneira. Reserve a água do cozimento.
3. Bata o grão-de-bico junto com todos os demais ingredientes em um liquidificador ou processador, regando o homus pouco a pouco com a água do cozimento até atingir a textura pastosa característica do prato.
4. Decore com hortelã, cebola e bastante azeite extravirgem, como na foto. Sirva com pão sírio.
Babaganuche
Dica:
Caso não tenha churrasqueira, também é possível assar as berinjelas direto na chama da boca do fogão.
Ingredientes
1kg de berinjela
2 colheres (sopa) de tahine
1 dente de alho socado
Suco de 1 limão
1 colher (sopa) de iogurte natural
Cominho (uma pitada é suficiente)
Sal a gosto
Modo de preparo
1. Para dar o sabor defumado característico, o ideal é utilizar a churrasqueira para fazer essa receita. É importante acender o carvão e deixá-lo em ponto de brasa, sem chama. Coloque as berinjelas inteiras e cruas sobre o carvão e vire de tempos em tempos para assar igualmente de todos os lados. Estará pronta quando estiver queimada por fora.
2. Retire as berinjelas e deixe esfriar. Segure-as pelo talo retirando toda a pele queimada. Reserve a polpa.
3. Em um processador bata as polpas, o tahine, o iogurte, o alho, o sal, o cominho e o suco de limão. Misture tudo e deixe descansar na geladeira por 1 hora.
4. Decore com fatias de limão, salsa romã e bastante azeite extravirgem, como na foto. Sirva com pão sírio.
Falafel
Ingredientes
300g de grão-de-bico
½ Cebola
½ maço de salsa fresca sem talo
½ maço de coentro fresco sem talo
1 dente de alho
Cominho (uma pitada é suficiente)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
1. Deixe o grão-de-bico de molho em água por 12 horas.
2. Bata o grão-de-bico já hidratado junto com todos os demais ingredientes em um processador, até que se torne uma massa homogênea. Se necessário, utilize um pouco de água para que não tranque o processador. A quantidade de água deve ser mínima já que a massa será frita.
3. Molde a massa do falafel em pequenos discos com um dedo de altura ou na forma de bolinhos e frite em óleo a 160 graus.
4. Decore o prato com alface e tomate e sirva com pão sírio.
* Conteúdo produzido por Fernanda Volkerling