Na Semana Santa o peixe é tradição na mesa de milhões de católicos, especialmente na Sexta-Feira Santa. No domingo, cerca de 2 bilhões de cristãos celebram o dia em que, segundo a Bíblia, Jesus Cristo ressuscitou depois de morrer crucificado.
A palavra Páscoa vem do hebraico e significa passagem. Para os judeus, a palavra relembra a saída deste povo do Egito. Jesus era judeu, e os judeus celebram a Páscoa de uma maneira diferente. Então qual teria sido o cardápio da última ceia? E como era a ceia?
O que se supõe é que se eles estavam realizando a ceia pascal judaica, haveria pão, cordeiro, vinho e ervas amargas. O prato principal da ceia de Jesus foi cordeiro (receita ao lado), uma carne muito saborosa, macia e com pouca gordura. Havia também outros dois alimentos carregados de simbolismo: o pão ázimo, sem fermento, porque o povo judeu, ao fugir do Egito, não conseguiu fermentar os seus alimentos, a erva amarga, que pode ser qualquer verdura com o gosto amargo, para lembrar as amarguras da vida dos escravos naquela ocasião.
Para sair da rotina
Pernil de cordeiro assado
Serve 6 pessoas
Ingredientes
1 pernil de cordeiro de 2 kg
Sal a gosto
750 ml de vinho tinto
5 dentes de alho
10 raminhos de alecrim
15 raminhos de tomilho
1 xícara de chá de folhas de hortelã
1 colher de sopa de pimenta-do-reino
em grãos
500 ml de azeite
Preparo
1. Tempere o pernil com o sal misturado com alho, alecrim, tomilho, hortelã, pimenta-do-reino, azeite e o vinho e deixe marinando por 24 horas, virando o pernil na metade
do tempo. Coloque o pernil em um assadeira e regue com a marinada.
2. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 2 horas e meia regando o pernil com o líquido da assadeira e virando a peça na metade do tempo.
3. Retire o papel-alumínio e deixe dourar. Está pronto!
Hora da sobremesa
Depois de um almoço com peixe e outros frutos do mar na Sexta-Feira Santa, para finalizar existe sobremesa mais tradicional e saborosa do que a canjica, um doce típico brasileiro, feito com milho, leite, leite condensado, coco e canela bem quentinha?
Fonte de carboidratos, o principal benefício do doce é fornecer energia para o organismo. A canjica é rica em fibras e minerais, ótimas razões para ser consumida sem culpa. Aprenda a preparar a sua!
Para o dia a dia
Canjica
Serve 4 pessoas
Ingredientes
2 xícaras de canjica
1 xícara de leite de coco
3 xícaras de leite
½ xícara de açúcar
1 lata de leite condensado
1 canela em pau
meio pacote de coco ralado sem açúcar
Preparo
1. Coloque a canjica de molho em água fria por 8 horas.
2. Escorra e coloque em uma panela juntamente com o leite e o açúcar.
3. Adicione o pau de canela e leve à fervura em fogo baixo para que os grãos fiquem macios.
4. Teste e se estiver no ponto adicione o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado sem açúcar.
5. Ferva novamente para encorpar o líquido. Sirva quente salpicando com canela em pó.
Chef Fedoca no Canal da Barra
Depois de muitos anos preparando as suas delícias na marina da Lagoa da Conceição, o chef Fedoca deixou de funcionar no local e agora passará a atender seus clientes no Canal da Barra, onde criou sua própria marina com restaurante que funciona desde 2013. Suas famosas moquecas, a gastronomia saborosa aliada à natureza e à beleza do canal, sempre movimentado com baleeiras, lanchas, canoas e escunas, são a garantia de um programa inesquecível.
Fedoca do Canal
Rua José Laurindo de Souza, 291, Fortaleza da Barra da Lagoa
Florianópolis/SC
De terça a sábado das 11h às 23h e domingo, das 11h às 18h
(48) 3234-4954
reservas@cheffedoca.com.br
www.cheffedoca.com.br
* Conteúdo produzido por Beto Barreiros