Algumas receitas já se tornaram clássicas pelo Brasil, e nada melhor do que um pastelzinho recém-feito em casa! O clássico lanche pode ser degustado como acompanhamento de pratos principais ou como um petisco para dividir com a família. Selecionamos dicas e uma receita infalível de recheio com carne para você testar por aí.
PASTEL DE CARNE
15 porções / 30min
Ingredientes:
- 1 dente de alho picado
- 1 cebola picada
- Azeite de oliva a gosto
- 500g de carne moída
- Temperinho verde a gosto
- 3 ovos cozidos picados
- Sal e pimenta a gosto
- 1 pacote de massa de pastel de sua preferência
- Óleo para fritar
Você vai precisar de:
- 2 panelas médias
- 1 vasilha
- Papel-toalha
Modo de Preparo:
- Em uma panela média, refogue o alho e a cebola em um fio de azeite de oliva.
- Acrescente a carne e deixe cozinhar até dourar. Se preferir, finalize com tempero verde. Deixe esfriar.
- Adicione os ovos picados e acerte o tempero com sal e pimenta.
- Em uma superfície lisa, abra e recheie a massa dos pastéis, fechando-os em formato de meia-lua com a ajuda de um garfo para que o recheio não escape.
- Em uma panela média, esquente óleo na quantidade suficiente para fritar por imersão.
- Frite os pastéis, de dois em dois, até que fiquem dourados. Reserve em uma vasilha coberta com papel-toalha para escorrer a gordura.
- Sirva ainda quente.
Dica 1: o segredo para deixar o pastel crocante e sequinho está no óleo utilizado. O ideal é que o óleo seja novo e não usado. Diferentemente do que muitos pensam, a temperatura da gordura não pode ser quase queimando. Quando atingir uma alta temperatura, já é o suficiente para você fritar os pastéis em imersão.
Dica 2: se quiser dar uma turbinada na tradicional receita, utilize massa de lasanha no lugar da clássica massa de pastel. Além de ficar um lanche maior, mais farto, a massa ficará crocante e bem sequinha depois frita- basta seguir a dica do óleo e se certificar de que o pastel está bem fechado.