Mercado Público por si só já um clássico. Mesmo assim, reunimos em uma lista os principais itens que nos levam até lá para comer ou ir às compras.
Os cafés do CAFÉ DO MERCADO
A marca Café do Mercado está espalhada por toda a cidade, mas ir ao local onde tudo aconteceu tem um sabor diferente. Sempre que você for ao Mercado Público, pare e tome um expresso. O local também vende os cafés para levar para casa. Os grãos são divididos em especiais de origem (Chapada Diamantina, Montanhas do Espírito Santo, Mogiana, Sul de Minas e Cerrado Mineiro) e gourmet (Da Casa, Forte e Suave).
O bolinho de bacalhau do GAMBRINUS
Restaurante que existe desde 1889 e é querido por todos os porto-alegrenses, o Gambrinus serve um dos bolinhos de bacalhau mais famosos da cidade. Mas não fique só nele: peça, às sextas e aos sábados, a tainha assada. E lembre-se: vá com tempo, curta o ambiente, a decoração que lembra os antigos tempos, a simpatia dos garçons, as dicas de quem trabalha lá há muito tempo e, claro, a gastronomia de primeiríssima.
A Bomba Royal da BANCA 40
Ponto de encontro de muita gente que passa pelo Mercado Público, a Banca 40 já virou uma instituição do centro de Porto Alegre. Não há quem nunca tenha, pelo menos, ouvido a falar dos sorvetes artesanais de lá. Não se acanhe e vá direto no carro-chefe do local, a Bomba Royal, que leva três sabores de sorvete, salada de fruta e nata batida.
O bacalhau da BANCA DO HOLANDÊS
Fundada em 1919, a Banca do Holandês é considerada a primeira loja de especiarias de Porto Alegre. Destino obrigatório para gourmets, chefs de cozinha e cozinheiros que buscam ingredientes nacionais e importados. Lá, você encontra um bacalhau de ótima qualidade. Na hora de escolher, peça ajuda aos atendentes, que entendem do riscado. Por lá, você também encontra fiambres nobres, azeites, vinagres, frutas secas, condimentos e especiarias.
As frutas da BANCA 11
Se existe alguém que não gosta de frutas neste mundo vai mudar de ideia quando chegar à Banca 11 do Mercado Público. É tudo tão fresco, tão colorido e tão convidativo que dá vontade de levar tudo para casa. Além das frutas e das verduras mais comuns, ainda é possível encontrar jiló, maxixe, pitaia, cacau, cupuaçu e graviola.
Os produtos do EMPÓRIO JAPESCA – ESPAÇO GOURMET
É o lugar perfeito para quem gosta da cultura japonesa e pretende se aventurar na culinária oriental em casa. Conta com dezenas de produtos diferentes, difíceis de serem encontrados. São itens que vão desde os mais comuns gengibre, tofu e shoyu até os exóticos saquê culinário, folhas de arroz e cerveja japonesa. Imperdível: a farinha panko é ideal para deixar empanados crocantes e sem umidade.
As cervejas e os vinhos do EMPÓRIO BANCA 38
Paraíso para quem gosta de cozinhar e experimentar sabores diferentes, o Empório Banca 38 é o lugar perfeito para comprar queijos, especiarias e, principalmente, bebidas. São mais de mil rótulos de cerveja e 1,2 mil de vinhos. Vá com a mente aberta, porque serão muitas opções que você nunca viu.
O charque da BANCA 47
Ingrediente típico do Rio Grande do Sul, o charque tem lugar certo para ser comprado. A Banca 47 oferece também diversos cortes de carne de porco e embutidos. Se você está pensando em fazer uma feijoada, vá até lá. Não tem erro. Não deixe de comprar a manta de charque, uma preciosidade da casa.
O chope e as comidinhas da CHOPERIA ESSENCIAL
Já pensou em encontrar os amigos no Mercado Público? A choperia fica aberta até 22h e oferece cerca de 40 rótulos de cervejas produzidas no Rio Grande do Sul, além de seis torneiras de chopes rotativas. Durante o dia, também tem opção de almoço.