A cidade da praia e do boteco também guarda boas surpresas quando o assunto é gastronomia asiática. Do Japão à Tailândia, dos temperos aos cheiros e dos frutos do mar às carnes. A diversidade das culinárias é enorme e no Rio de Janeiro é possível encontrar bons restaurantes para saborear as delícias da culinária asiática.
Selecionamos oito restaurantes que vão te levar para viajar até o outro continente.
Kitchen Asian Food
A casa promove uma fusão de ingredientes chineses, tailandeses, malaios, indianos e japoneses. Comandada pelo chef Não Hara, o Kitchen apresenta o lado contemporâneo da gastronomia asiática, que se vê em pratos como o Crispy Pork (barriga de porco Duroc à pururuca com mousseline de abóbora japonesa, geléia de sweet chilli, quenelle de pimenta biquinho e pó de wasabi) e o Atum em 3 Tempos (Sashimi de atum com ikura, Atum semi selado com foie gras, e Atum com crosta de gergelim, creme teriyaki, pistache sem casca e dadinho de tapioca). Do balcão do bar, saem drinques criados pela atual campeã do World Class Competition, Bianca Lima.
No Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, no bairro Glória )
Fone: (21) 4042-6161 ou (21) 98685-5555
@kitchen.asianfood
Yūsha
A cozinha quente do Yūsha apresenta pratos com a diversidade da culinária asiática, muito além dos alimentos crus, viajando pelas gastronomias chinesa, indiana, vietnamita e tailandesa. O cardápio conta com uma vasta seleção de sushis e sashimis feitos com os peixes e frutos do mar fresquíssimos - como pargo, vermelho, robalo, camarão, polvo e os raríssimos de arenque e salmão do Alaska. Na parte das sobremesas, destaque para o nada pequeno biscoito da sorte com gateau de Nutella e sorvete de morango servido com calda quente de chocolate
No VillageMall (Av. das Américas, 3900, no bairro Barra da Tijuca)
Fone: (21) 3553-3421
@yusharestaurante
Haru Sushi
O Haru Sushi é um restaurante que agrada tanto quem curte uma culinária japonesa contemporânea (com muitas influências ocidentais) quanto quem ama a gastronomia tradicional do Japão. A casa possui o certificado da MAFF (Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão), como Japan Food and Ingredients Supporters. Isso dá uma ideia do nível altíssimo do que oferecido aos clientes, principalmente no omakasse, realizado apenas com reserva.
R. Raimundo Corrêa, 10, no bairro Copacabana
Fone: (21) 2547-6867
@harusushirj
Kinjo
O Kinjo é uma novidade no cenário gastronômico do Rio. A casa é dedicada à gastronomia Nikkei, fusão culinária das cozinhas peruana e japonesa. No menu do restaurante, sashimis, nigiris, os tradicionais ceviches, entre outros, mas com aquele toque característico do país andino.
R. Duvivier, 21, loja A, no bairro Copacabana
Fone: (21) 2143-5059
@kinjonikkei.br
Jappa da Quitanda
Com três restaurantes na cidade, o Jappa da Quitanda busca aliar atendimento, custo e qualidade para atrair os amantes da comida japonesa. O menu aposta em uma gastronomia nipônica contemporânea e descomplicada. A unidade de Ipanema ocupa uma casa de dois andares na famosa esquina das ruas Maria Quitéria e Barão da Torre. Da cozinha e do sushi bar saem delícias como o Haru Tuna Foie Gras (harumaki de atum com foie gras no teriyaki), o Invocado Roll (uramaki de atum, cebolinha, lâmina de abacate, ovas de massago e missô), as Vieiras Trufadas (niguiri de vieira canadense com azeite de trufas) e Barrigas de Salmão.
R. Barão da Torre, 422, no bairro Ipanema
Fone: (21) 97374-3030
@jappadaquitanda
San Izakaya
O restaurante que tem filiais no Leblon e em Ipanema promove uma experiência verdadeira de gastronomia japonesa. O San busca reproduzir nos pratos o estilo raiz da culinária do Japão. O balcão em “U” praticamente remete os clientes para os muitos izakayas (algo parecido com os nossos botecos) espalhados por Tóquio. Em ambas as filiais, todo sushiman, esteja ele alocado no balcão ou na cozinha, tem a mesma formação e passam por um rigoroso processo de treinamento.
R. Humberto de Campos, 827, no bairro Leblon
Fone: (21) 3094-5066
R. Aníbal de Mendonça, 55, Loja G, no bairro Ipanema
Fone: (21) 97208-0444
@sanizakaya
Hachiko
O Hachiko apresenta uma fusão gastronômica com toques asiáticos que levam os comensais a uma viagem gastronômica: do Japão à França; da Itália ao Peru; da Tailândia ao Brasil. O menu é dividido em cerca de 20 etapas servidas em sequência com pequenas porções intercaladas com tradicionais sushis, sashimis, ceviches, além de receitas autorais exclusivas.
Av. Érico Veríssimo, 970, Loja A, no bairro Barra da Tijuca
Fone: (21) 3580-1847
Travessa do Paço, 10, no bairro Centro
Fone: (21) 2533-6366
@hachikocontemporaneo
Casa Ueda
Sob o comando do nissei Eric Ueda, filho do antológico sushiman Toshihiko “Jacky” Ueda, o pequenino restaurante de pouco mais de dez lugares surpreende os comensais com experiência Omakase - à escolha do chef - e os preparos no método Robatayaki - cobiçada grelha japonesa. Localizado no Recreio dos Bandeirantes, o menu da casa conta com pratos que o chef aprendeu em sua estadia no Japão, que vão muito além dos peixes crus. Não há ordem ou número prévio de atos. O menu é desenvolvido na hora, conforme o Eric interage com os clientes.
Av. Genaro de Carvalho, 40, loja A, no bairro Recreio dos Bandeirantes
Fone: (21) 96633-4907
@casaueda