Um dos poderes da gastronomia é, sem dúvidas, nos fazer viajar sem sair do lugar. E Porto Alegre é reduto de muitas culinárias distintas. Essa lista é justamente para te fazer viajar em apenas algumas garfadas. Listamos restaurantes que são especializados em comidas de diversos países ao redor do mundo.
FRANÇA
LE COCHON VOLANT
Em um casarão histórico e imponente no bairro Moinhos de Vento está o Le Cochon Volant, o mais novo francês da cidade. O restaurante é comandado pelo chef Gabriel Rossi e pelo administrador João Miragem, mesmos nomes por trás do italiano Bottega Maria. Com um cardápio inspirado nos pratos do dia a dia francês, a casa traz os bistrôs de Paris para Porto Alegre e contempla clássicos como Boeuf Bourguignon, a famosa sopa de cebola gratinada e, claro, Crème Brulée. Mas não deixe de provar o tartar, que acompanha saladinha e batatas fritas.
Rua Santo Inácio, 295, no bairro Moinhos de Vento
@lecochonvolantpoa
ALEMANHA
CHOPP STUBEL
Bar alemão com 54 anos de tradição. É quase uma instituição aos apaixonados pela culinária germânica. Para acompanhar um chope, peça o bolinho de bacalhau, por favor. Entre os principais, não dá para deixar escapar o clássico: o Rahmschnitzel, filé à milanesa ao molho de nata acompanhado de batata alemã. Finalize com o Apfelstrudel, uma tortinha de maçã com massa folhada e chantilly, e tenha certeza de que terá uma experiência completa.
Av. Mariland, 431, no bairro Auxiliadora
@choppstubel
URUGUAI
SABOR DE LUNA
O espaço é muito charmoso, nos faz lembrar dos restaurantes de Punta del Este. Tudo é feito de forma artesanal, dos pães aos doces. As receitas seguem os preparos originais, com ingredientes selecionados, sem acréscimo de conservantes, a fim de obter o que eles chamam de “hecho a mano, hecho con gusto”, o grande lema da casa. Não saia de lá sem provar a Vigilante, a versão da medialuna com uma calda de baunilha e açúcar demerara.
Rua Dr. Freire Alemão, 310, no bairro Mont’Serrat
@sabordeluna
JAPÃO
DAIMU
Com um espaço intimista e charmoso, o restaurante promete uma experiência gastronômica genuinamente japonesa. O Daimu é conhecido por preservar as tradições, mantendo as técnicas e o cuidado na escolha dos frutos do mar que são utilizados. No cardápio, além dos sushis e dos sashimis, há diversas opções de pratos quentes. O sistema da casa é à la carte, mas, de quinta a sábado, tem sequência executiva com clássicos da culinária.
Rua Dinarte Ribeiro, 169, no bairro Moinhos de Vento
@daimu_poa
MÉXICO
TANGAMANDÁPIO
Uma portinha de garagem amarela leva ao Tangamandápio. O ambiente é aberto e cheio de referências latinas, tanto nas paredes quanto no cardápio. A taqueria tem, além dos tacos, outros pratos típicos da cozinha mexicana, como nachos, quesadillas, burritos e bowls. Para o docinho final, que tal churros com doce de leite?
Av. Plínio Brasil Milano, 20, no bairro Auxiliadora
@tacostangamandapio
TAILÂNDIA
KOH PEE PEE
O clássico restaurante de Porto Alegre é o único na cidade com o selo Thai Select, certificação que garante a autenticidade das receitas e dos ingredientes. Há 35 anos, a casa oferece sabores e aromas exóticos, experiências sensoriais e a maravilhosa atmosfera tailandesa na Capital. Um dos pratos mais pedidos da casa é o Khao Pad Goong Subparrod, o arroz frito servido no abacaxi, com camarão, uvas-passas e castanhas de caju. No ano passado, o cardápio ganhou novos pratos, como o Koh Chang, cones crocantes, um símbolo da comida de rua do país.
Rua Schiller, 83, no bairro Rio Branco
@restaurantekohpeepeeoficial
COREIA DO SUL
OKPO CULTURE
O restaurante traz muito mais do que um cardápio inspirado na culinária coreana. A proposta do OKPO é fazer uma imersão na cultura do país, através da gastronomia, da arte, da música e da moda. O menu também conta com várias opções vegetarianas e veganas, como o Bulgogi, adaptado com cogumelos shiitake, castanho e eryngii. Para beber, indicamos o Soju, uma bebida típica da Coreia do Sul.
Rua Tenente Coronel Fabricio Pillar, no bairro Mont’Serrat
@okpo.culture
ARGENTINA
REPUBLICA DE LA BOCA
Reduto do churrasco argentino, oferece um espaço descontraído e agradável. É como um cantinho de Buenos Aires, mas na capital gaúcha. A casa é colorida e ainda conta com um amplo ambiente externo. Se você quer provar a culinária hermana, vá de mix de Achurras, com cortes como mollejas, chinchulines, riñones e mais.
Av. Bagé, 489, no bairro Petrópolis
@republicadelabocapoa
PORTUGAL
GAMBRINUS
O ponto de encontro de amigos para tomar uma cerveja gelada se consolidou como um tradicional restaurante de culinária portuguesa. O Gambrinus carrega o título de restaurante mais antigo do Estado, ocupando a galeria 85 do Mercado Público desde 1889. O forte da casa são os pratos com frutos do mar, como o bolinho de bacalhau e o filé de peixe ao molho de camarão. Aproveite a visita para saborear o pastel de nata, típico português.
No Mercado Público, no Centro Histórico
@gambrinus1889
LÍBANO
BAALBEK
É um dos restaurantes árabes mais tradicionais da Capital. Desde 1981, o Baalbek serve a tradicional culinária libanesa. O lugar é ícone da boa gastronomia, da mesa farta e da hospitalidade. O carro-chefe da casa é o rodízio que propõe uma viagem por diferentes sabores. O menu inclui esfirras, kibes, coalhada, kafta e muito mais. É o local perfeito para um jantar com a família toda.
Rua Dr. Timóteo, 272, no bairro Floresta
@baalbekpoa
BRASIL
IAIÁ BISTRÔ
É o reduto da culinária brasileira na zona sul de Porto Alegre. Além de ter um espaço lindo, o Iaiá Bistrô reúne pratos de diversas regiões do país. O bobó de camarão faz o nosso coração bater mais forte. Chega borbulhando à mesa, na panela de ferro, com arroz branco bem soltinho, quiabo refogado e farofa de banana. Serve muito bem três pessoas.
Rua Chavantes, 636, no bairro Vila Assunção
@iaia_bistro
ÍNDIA
SHARIN
Há mais de 24 anos, o restaurante traz a culinária indiana, com um toque da cozinha asiática, para o bairro Auxiliadora. Entre as infinitas opções do cardápio, você pode optar pela Sugestão do Chef, um menu fechado de três passos. O couvert é o famoso pan nan com pastinhas. Nos principais, você escolhe entre o magret de pato com batatas e creme de curry, o filé mignon ao creme de curry, maçã e champignon, o stinco de cordeiro com molho típico indiano, ou os bolinhos de vegetais com creme de castanha. A sobremesa fica por conta do Sweet Samosa, pastéis indianos recheados de banana com doce de leite e sorvete de creme.
Rua Felipe Neri, 332, no bairro Auxiliadora
@restaurante_sharin