Quinze anos atrás nascia este filho de muitos pais e mães chamado Destemperados. O parto não foi natural — imagino que de nenhum negócio seja. Nascem a fórceps, motivados por um grande sonho e apoiados em um propósito ainda maior.
Tudo era bem diferente. Vasculhando as gavetas da minha memória, o que nos movia eram os lugares que seguiam aquela tendência “so last year” de menu degustação. Quanto mais etapas, melhor. Se cada passo fosse harmonizado com um vinho diferente então, era o auge.
Passamos também pela febre das temakerias, das iogurterias e das paletas mexicanas. Vimos o surgimento do fenômeno das hamburguerias, das pizzarias napolitanas, do poke e, mais recentemente, dos food markets.
O objetivo sempre foi um só: buscar lugares que conseguiam fazer diferente e oferecessem algo que ia além do alimento, que nos fizesse voltar por tudo aquilo que transmitia. Era simples, e isso nunca teve relação com o valor. Até porque caro é comida mal feita.
De lá para cá, além da mudança de hábitos do mercado, nosso filtro também mudou. Por força do destino, incluímos mais um item na hora de eleger algum novo destino para almoçar ou jantar.
Me tornei sommelier de espaço kids, um dos pontos fundamentais na hora de decidir o lugar. Precisa ser um programa interessante para todos do grupo, senão vira um caos e ninguém come direito.
Existe uma série de restaurantes em Porto Alegre que sabem receber bem crianças e adultos, com jogo americano e giz de cera para colorir, mas que ainda não têm um espaço kids exclusivo.
Neste texto, quero dedicar uma atenção especial aos que contemplam os seguintes critérios: ter um lugar reservado aos pequenos; a atratividade das atividades oferecidas; e ter no menu opções que conversem com o paladar deles.
Aqui vai a minha lista de restaurantes e de locais que fizeram alguns dos espaços kids mais incríveis da cidade, com ótimas opções gastronômicas ao redor.
CHURRASCARIAS
Por algum motivo, as churrascarias arrancam na pole position. Deve haver algum motivo para terem sido, desde sempre, o estilo gastronômico que priorizou por primeiro a necessidade das crianças. Neste ponto, se destacam Komka, Santo Antônio, Parrilla del Sur, Fazenda Barbanegra e Pobre Juan, que não se restringiram apenas a ter um ambiente incrível com brinquedos, desenhos e TV, como têm recepcionistas interagindo e monitorando as brincadeiras dos pequenos.
ESPAÇOS AO AR LIVRE
Em seguida, em um conceito mais outdoor, gostamos muito do Pátio, aquele food hall a céu aberto com opções de burger, assados, pizza, sushi e até fondue (no inverno), que fica na Avenida Cristiano Fischer, e do Bistrô Pimenta Rosa, que fica na Tristeza e serve uma comidinha caseira incrível. Neles, as crianças se divertem em um parquinho com balanço, gangorra, escorregador e tudo aquilo que a gente encontra nas pracinhas old school.
OPÇÕES ELEGANTES
Ambientes sóbrios também podem dar o seu jeito, na medida em que, com o passar do tempo, o público envelhece, amadurece e gera filhos para este mundo. Foi pensando nisso que o Sakura, um dos melhores restaurantes japoneses da cidade, leva à mesa uma cesta de brinquedos para os pequenos se distraírem. Tudo é conduzido pelo Miro, um personagem que é o amigão de todas as crianças. Além disso, da cozinha sai uma massinha com carne, frango ou legumes - caso o sushi ainda não agrade o paladar dos pimpolhos.
PARQUES DE ENTRETENIMENTO
Para fechar, há o Barracadabra, um parque de diversões em versão pocket, localizado no BarraShoppingSul, que é o sonho de consumo até mesmo dos adultos. Piso fofinho, brinquedos incríveis e uma infra de primeiro mundo. Neste caso, combinamos o passeio com uma ida ao Bah, onde o Chico encontra um dos hits da vida dele: a massinha com molho de queijo e paillard de filé.
O Cais Embarcadero, em um dos cartões-postais da cidade, também é uma ótima opção. Com brinquedos incríveis e modernos, é o programa ideal para unir com um almoço ou jantar no 20barra9 ou no Press do Cais.
Por fim, cito o Boulevard Laçador, o primeiro a pensar no público infantil quando construiu um dos parquinhos mais lindos e seguros, com um campo de futebol de grama fantástico. Aqui, o programa pode ser combinado com um galetinho do DiPaolo ou com as massas da Cantina Pastasciutta.
Analisando o que foi dito nesta reflexão de 15 anos de Destemperados e de 250 anos da Capital, dá para cravar, sem medo, que evoluímos. Porto Alegre está mais deliciosa do que nunca, tanto para adultos quanto para as novas gerações!