Diferente do que muitos imaginam, o filé à parmegiana não é um prato de origem italiana. O nome pode enganar, já que significa “aquilo que vem de Parma”, uma região da Itália que originou o queijo parmesão (ingrediente presente no prato).
Sua origem mesmo é brasileira! Mais especificamente, em São Paulo. O prato foi inspirado na culinária italiana, com uma releitura da parmigiana di melanzane (berinjela à parmigiana). A substituição do vegetal pelo bife bovino resultou num prato que ganhou o coração dos paulistas e se estendeu para todo o Brasil.
Agora que você sabe que o prato tradicional é tipicamente brasileiro, vale conhecer bons lugares para prová-lo!
BOTECO DO JOAQUIM
É ideal para um jantar ou happy hour! Com certeza, você vai precisar de ajuda na hora de comer a Alcatra à Parmegiana, que serve perfeitamente quatro pessoas e ainda acompanha arroz e batata frita por um preço bem justo. A casa tem várias mesas redondas que comportam de 6 a 10 pessoas, então pode juntar a galera!
R. Joaquim Nabuco, 350, no bairro Cidade Baixa
Nas segundas-feiras, das 16h à 1h. Terça e quarta-feira, das 16h às 2h. De quinta a sábado, das 16h às 2h30 e, aos domingos, das 15h à 1h.
@botecodojoaquim
COPACABANA
O tradicional restaurante italiano tem um dos seus carros-chefe o filé à parmegiana. Há duas versões: grelhado e à milanesa. Ambas acompanham arroz e mais uma guarnição à escolha do cliente. No início da pandemia, a casa encerrou as atividades do salão, mas segue atendendo por delivery.
Somente por delivery, todos os dias, exceto domingo à noite.
Fone: (51) 3061-0577
Delivery pelo iFood
@restaurantecopacabana
PORTO DOS FILÉS
A casa de filés, no bairro Petrópolis, já é um clássico da comida caseira, bem temperada e com carnes de qualidade. A parmegiana do Porto dos Filés serve de 2 a 3 pessoas e acompanha arroz bem soltinho, perfeito para um date ou uma família pequena.
Av. Protásio Alves, 3226, no bairro Alto Petrópolis
De segunda à sexta-feira, das 11h às 14h e das 18h30 às 23h30min. Aos sábados, das 11h às 15h.
@portodosfiles
TUDO PELO SOCIAL
É um clássico da Cidade Baixa conhecido pela comida farta, saborosa e com preço justo. Impossível não provar o bife à parmegiana e sair satisfeito. As porções são grandes e servem quatro pessoas tranquilamente. Por isso, se for sozinho, prepare-se para enfrentar muita comida.
Rua João Alfredo, 448, no bairro Cidade Baixa
De segunda a sábado, das 11h às 14h45min e das 18h às 23h. Aos domingos, das 11h às 14h45min e das 18h às 23h.
@tps.social
GAMBRINUS
O restaurante mais antigo da cidade não poderia deixar de incluir no seu cardápio tradicional o filé mignon à parmegiana. O prato recheado com queijo e presunto, coberto com mais uma camada generosa de queijo por cima, serve muito bem 3 pessoas, além de vir acompanhado de arroz.
Galeria 85 do Mercado Público (Largo Jorn. Glênio Péres, 1, no Centro Histórico)
De segunda à sexta-feira, das 11h às 21h. Aos sábados, das 11h às 16h e aos domingos, das 11h às 15h.
@gambrinus1889
ROISTER
O restaurante de cozinha contemporânea tem em seu menu uma releitura do clássico italiano. A parmegiana do Roister tem como diferencial o queijo colonial, o molho pesto, e o edamame, além do formato arredondado. O prato é acompanhado por fritas.
Rua 24 de Outubro, 1454, no bairro Auxiliadora
De segunda à sexta-feira, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 23h. Aos sábados, das 12h15 às 15h30 e das 18h às 23h.
@roisterpoa
BARRANCO
Fique sabendo que o paraíso do churrasco também conta com um ótimo filé à parmegiana. A porção vem com arroz branco, perfeito para misturar com o molho de tomate e batata frita. É especial para uma refeição em casa.
Av. Protásio Alves, 1578, no bairro Alto Petrópolis
Diariamente, das 11h30 até 00h
@churrascariabarranco
ALFREDO
Impossível fazer uma lista de parmegianas e não incluir o Alfredo, tradicional reduto da boemia porto-alegrense. Com a pandemia, a casa deixou de atender 24h, mas passou a contar com delivery, para a nossa alegria. É um daqueles lugares que você precisa incluir na sua lista.
Av. Cristóvão Colombo, 794, no bairro Floresta
De segunda a sábado, das 7h30 à 00h
Delivery pelo iFood
@alfredo_restaurantepoa
SANTO ANTÔNIO
Conhecido por servir ótimos filés há mais de 80 anos, o Restaurante Santo Antônio não poderia ficar de fora. A parmegiana da casa serve duas pessoas, mas não tem acompanhamento. Nossa sugestão é escolher a guarnição à parte – uma batatinha gratinada, quem sabe?
R. Dr. Timóteo, 465, no bairro Moinhos de Vento
De segunda à sábado, das 11h às 15h e das 19h às 22h30. Aos domingos, das 11h às 15h.
@restaurantesantoantonio
CANTINA DO PRESS
Se você busca uma versão contemporânea do tradicional filé, não deixe de provar a da Cantina do Press. A carne é empanada no pão coberto com muçarela de búfala e servida com molho sugo. Acompanha batatas crocantes.
Av. João Wallig, 1800 - loja 2264, no bairro Passo d'Areia
De segunda a sexta-feira, das 12h às 15h e das 19h às 22h30. Aos sábados, das 12h às 16h e das 19h às 23h. Aos domingos, das 12h às 16h e das 19h às 22h.
@acantinadopress
CANTINA SPINA
O restaurante italiano da Cidade Baixa serve um filé à parmegiana com molho de tomate delicioso, presunto e queijo muçarela gratinado no forno. Acompanha arroz, salada mista e fritas.
R. Gen. Lima e Silva, 1244, no bairro Centro Histórico
De segunda à sexta-feira, das 11h30 às 14h. Aos domingos, das 12h às 15h.
@cantinaspina