No Coração do Rio Grande, o turismo gastronômico é um fato consolidado, que ganhou reforço da Rota Gastronômica Santander Destemperados no último mês. De 19 de setembro a 19 de outubro, lançamos um roteiro com cinco lugares para você conhecer em Santa Maria. A lista contou com restaurantes de culinária francesa, espetinho, comida japonesa, parrilla, além de uma sorveteria.
Essa é uma iniciativa para incentivar o empreendedorismo local e fortalecer o mercado gaúcho da gastronomia.
Proprietária do restaurante Costa da Luz Sushi Lounge, Juliana Lima da Costa acredita que, apesar da herança italiana da região, a culinária oriental já está consolidada tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil inteiro.
- O que há 10, 15, 20 anos era muito elitizado e pouco difundido, hoje já é muito comum, principalmente em Santa Maria, que é um grande centro nessa região - diz Juliana.
Para ela, empreender com a gastronomia no centro do Estado é desafiador, mas prova que o turismo gastronômico da cidade está muito bem servido.
- Temos a sorte de sermos uma cidade central, que recebe muitos moradores da 4ª colônia, de cidades vizinhas, de quem está indo à Porto Alegre. Muitos vem à Santa Maria para momentos de lazer, buscando restaurante mais completos. E nós temos repertório suficiente para atender com excelência quem vem de fora – afirma.
Com uma proposta de cozinha contemporânea, o Mojju Gastropub trabalha com o conceito de gastronomia glocal.
- Oferecemos pratos da cozinha internacional, utilizando insumos da agricultura familiar e de outros fornecedores locais – explica André Silveira, sócio proprietário do Mojju.
Segundo Silveira, apesar da cidade fugir dos destinos turísticos mais comuns, Santa Maria recebe pessoas de diversas regiões do país e muitos estrangeiros.
- Somos a principal cidade de uma região que soma mais de um milhão de habitantes. Além, claro, de sermos uma região de cultura italiana e de vários sítios arqueológicos. Para esse universo de atrativos, nossa estratégia é oferecer para todos esses perfis que nos visitam um restaurante acolhedor e diferenciado, com serviços de qualidade e boa comida, que seja do gosto dessa característica cosmopolita de nossos visitantes – completa.
E mesmo que o verão não esteja presente em todos os dias do ano, a Santino Artisan Gelato quer fazer parte do cotidiano dos santa-marienses.
- Queremos que a Santino faça parte das boas lembranças dos nossos clientes, para isso, nosso foco é sempre manter a qualidade e o comprometimento, buscando excelência nos produtos e no atendimento – afirma Luisa Mulazzani Machado, sócia da gelateria.
Em Santa Maria, a Rota Santander aconteceu de 19 de setembro a 18 de outubro. Nos restaurantes, os Clientes Santander que pagassem com o cartão ganhariam um cafezinho ou uma sobremesa como cortesia. A Rota Canoas teve início no dia 19 de outubro. Não deixe de conferir!
SOBRE A ROTA GASTRONÔMICA SANTANDER DESTEMPERADOS
Muito mais do que trazer conteúdo relevante e dicas ao público apaixonado pela boa mesa, a Rota Gastronômica quer fazer a diferença nos estabelecimentos locais. Com a parceria do Santander, banco que tem como propósito fazer com que pessoas e negócios prosperem juntos, o projeto foi pensado para incentivar o comércio local. Mais especificamente, os restaurantes, aqueles lugares que sempre nos serviram pratos tão maravilhosos a ponto de melhorar nosso humor.
Durante o ano, a Rota Gastronômica passará por cinco regiões do Rio Grande do Sul, com uma seleção de restaurantes, que prepararão pratos especiais para o projeto. Os clientes Santander que forem aos lugares, ganharão como cortesia um café ou uma sobremesa.
Serra Gaúcha (Canela, Gramado, Caxias do Sul e Bento Gonçalves): de 19/08 a 20/09
Santa Maria: de 19/09 a 18/10
Canoas: de 19/10 a 18/11
Porto Alegre: de 19/11 a 18/12
Litoral Norte (Xangri-lá, Capão da Canoa e Atlântida): de 19/12 a 18/01