Há alguns meses, ouvi falar sobre uma pastelaria na zona norte de Porto Alegre que trabalhava com sistema de rodízio – algo que eu não conhecia antes. As semanas passaram, mas a oportunidade de ir conhecer não tinha aparecido, até a última terça-feira (2). Alguns amigos marcaram de jantar no Pastéis do Porto e, como uma boa amante de pastel, não pude deixar a oportunidade passar e logo já me organizei para ir junto.
Antes de ir, tentamos reservar, mas, em plena terça-feira, todas as reservas já estavam esgotadas. Nós chegamos cedo no restaurante, por isso conseguimos uma mesa para dez pessoas logo de cara. Ao sentar, os garçons já oferecem bebidas – água sem gás, água com gás e refrigerantes –, que já estão inclusos no rodízio, que custa R$ 53.
Logo mais, começaram a passar as bandejas com vários pastéis, de todos os sabores possíveis. Eu comecei com pastel de carne com queijo, um clássico, que estava maravilhoso. Os pastéis têm tamanhos muito bons para quem quer experimentar vários sabores – que foi o meu caso.
Além do pastel de carne com queijo, também experimentei o de carne com ovo, o de frango com catupiry, o de carne de panela com cebola, o de coração e o de presunto e queijo – com direito a segunda rodada de alguns sabores, que gostei muito. Se pedisse para elencar um que gostei mais, acho que poderia dizer que o de carne de panela estava maravilhoso, assim como o de carne com queijo.
São mais de 40 sabores de pastel, então, de fato, eu não tinha barriga suficiente para poder experimentar todos. Você pode repetir todos os pastéis que curtir, afinal, é um rodízio, e só para quando quiser. Além dos pastéis, há também acompanhamentos que são oferecidos pelos garçons, como frango frito, batatas fritas e polenta – tudo incluso.
Mas, como eu já estava ficando satisfeita após comer uns oito pastéis, optei por encerrar minha experiência dos salgados e esperar pelos doces. Para avisar os garçons que você está preparado para a rodada de sobremesa, basta levantar a plaquinha que fica em cima da mesa com a palavra "doce".
Assim que levantamos a placa, diversos pastéis doces nos foram oferecidos – chocolate branco com morango, nutella, brigadeiro, chocolate ao leite com morango, banana com doce de leite e outros. Eu, como já estava bastante satisfeita, experimentei somente dois: o de brigadeiro e o de nutella, que também estavam ótimos.
Saímos de lá com a pança cheia e com muita vontade de voltar, afinal, o custo-benefício vale muito a pena! Pude experimentar uns dez sabores diferentes de pastéis e gostei muito. Eles são fritos no ponto certo e super recheados.
Definitivamente, voltarei ao Pastéis do Porto, seja acompanhada de amigos ou da família. Simples, aconchegante e farto. É o lugar perfeito para você organizar um encontrão com várias pessoas, já que o lugar com certeza vai agradar o paladar de todos, independente da idade – não deixe de levar as crianças! Mas vale lembrar: é importante fazer uma reserva ou chegar cedo, já que o estabelecimento lota (e muito).
Pastéis do Porto
Endereço: Rua Cacequi, 234, no bairro Passo d'Areia
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 19h às 23h30min
Fone: (51) 3060-7678
@pasteisdoporto