Costumo dizer que existem restaurantes que nos conquistam pela comida. Há também os que se destacam pelo ambiente agradável. Outros nos ganham pelo atendimento gentil e amigável.
Desde que entrei de vez no mundo da gastronomia, compartilhando por aqui as experiências vividas em diferentes lugares do Estado, passei a manter atualizada uma lista de estabelecimentos que gostaria de conhecer. Não vou negar: a relação de restaurantes da serra gaúcha é grande e diversa.
Recentemente, tive a oportunidade de ir a Canela. Dias antes de viajar, uma pesquisa rápida no Instagram me mostrou que no Magnólia Restaurante, Bar e Cinema ocorreria uma edição do famoso brunch de primavera. Pronto, não bastava mais nada para justificar uma visita ao local.
A experiência foi uma excelente (e muito deliciosa) surpresa. Era um domingo de chuva, perfeito para se sentar à mesa e saborear doces e salgados durante uma manhã longa e preguiçosa.
Ao chegar, fui muito bem recebida por uma das proprietárias, que prontamente apresentou os ambientes e contou a história do imponente casarão da década de 1950, que, hoje, abriga o bar e restaurante. A proposta é fazer uma viagem no tempo através da decoração e dos mínimos detalhes. Objetos antigos, como louças, lustres e móveis dão um tom vintage e ao mesmo tempo sofisticado ao lugar. Sem dúvida, esse é o diferencial da casa.
Entre as salas, que fomos conhecendo em um breve passeio pelo local, encontramos um espaço kids fofo.
E uma sala de cinema. Sim! De terça a quinta, costuma rolar uma programação por lá.
Vale ressaltar que o Magnólia está cumprindo com as normas e diretrizes de segurança que os tempos de distanciamento social pedem. Há álcool gel disponível nas mesas, que são separadas por uma distância considerável. Além disso, o uso de máscara é obrigatório. O serviço também foi modificado para melhor atender os clientes. Agora, todas as comidas são servidas direto na mesa, e não em um buffet, como era de costume. É preciso fazer reserva para garantir lugar.
Mas vamos ao que interessa: o delicioso menu do brunch. A variedade de doces e salgados é bem grande e agrada diferentes gostos e estilos. Algumas opções são servidas em pratos, na mesa, e outras passam no sistema volante.
Destaco algumas: batatinha recheada com requeijão, cheesecake de banana com calda de doce de leite, risoto de filé com alho-poró, ragu de cordeiro com cuscuz de legumes, quiche lorraine, vol au vent de camarão, tartelete de chocolante, bolinho red velvet, entre outras. Entre as bebidas, havia espumante, sucos, chá, café e leite.
Meu Deus! Dá fome só de lembrar. Aproveitei tudo com calma e curti a experiência com a maior tranquilidade do mundo, como se não houvesse hora para acabar.
O brunch custa R$ 98 por pessoa e ocorre uma vez por mês. Por isso, a dica é ficar de olho nas redes sociais do Magnólia (@magnoliacanela) para não perder a oportunidade – ainda mais com os lugares limitados, em função da pandemia. O próximo será no dia 25 de outubro.
Ah, sabe as características que comentei no início deste texto? Ficou claro que o Magnólia atende a todas elas, né? Comida incrível, ambiente perfeito e atendimento carinhoso. Não vejo a hora de voltar.
MAGNÓLIA RESTAURANTE, BAR E CINEMA
Endereço: Rua Dona Carlinda, 255, no Centro, em Canela, na serra gaúcha
Telefone: (54) 3278-0102
Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 19h às 23h, sábado, das 12h às 14h e das 19h às 23h, e domingo, das 12h às 14h