Fomos conhecer a região que fica entre a serra gaúcha e a Campanha, que compreende as cidades de Santa Maria e Itaara. Por lá, também são produzidas excelentes bebidas.
Desbravar lugares não muitos conhecidos pela produção de vinho nos deixa encantados e entusiasmados. O destino deste episódio é o Vale Central, região de Santa Maria e Itaara, localizada no coração do Estado. É o caminho entre a Serra e a Campanha, com vales e altitudes e planices ótimas para produzir uvas.
CAMINHOS DO VINHO BRASILEIRO: ASSISTA AO EPISÓDIO SETE - CAMINHOS DA PONTE
POUSADA RECANTO MAESTRO
Começamos nossa experiência no Recanto Maestro, um espaço voltado para natureza, arte, sustentabilidade, educação e gastronomia. É uma área considerada pouco produtiva para os moradores locais, que despertou o interesse de Antonio Meneghetti, proprietário do local.
A pousada foi criada em uma casa típica da região feita de pedras e paredes duplas. As atividades por lá iniciaram com apenas quatro quartos, hoje, já são mais de 14, todos bem equipados e com uma vistas maravilhosas da natureza - dá para ver tucanos e diversos animais da fauna local.
A estrutura da pousada também conta com um restaurante, que opera com buffet, de segunda a sexta, e com jantar à la carte, nas sextas e sábados. Tanto hóspedes como público em geral podem aproveitar as delícias servidas por lá. O diferencial fica por conta da carta de vinhos, que valoriza os rótulos da região, além de outros nacionais.
LILIUM RECANTO
Durante o passeio, conhecemos a Lilium, uma linha de cosméticos desenvolvida a partir do lírio do brejo, uma erva daninha considerada uma praga. A planta foi tema de diferentes pesquisas que descobriram sua riqueza em antioxidantes e aromas persistentes e agráveis.
Além da parte sustentável, os produtos por lá são elaborados com o objetivo de passar a sensação de bem-estar. Por exemplo, tomar banho no verão com a linha Higia, que tem óleo essencial de menta em sua composição, traz refrescância, relaxa e tranquiliza.
CASA DO RECANTO MAESTRO
É um empório onde se encontra todos os produtos desenvolvidos no recanto, além de produtos locais da região. É a primeira parada ao chegar no distrito, que abre todos os dias, das 9h às 19h.
Para comer, há tábuas de frios e pastinhas para fazer um tira gosto e matar a fome durante a viagem. Aproveitamos a parada e degustamos o vinho montepulcino, elaborado lá mesmo, na vinicola do Recanto Maestro.
QUINTA DOS TEIXEIRAS
É uma pequena propriedade rural, localizada no município de Itaara, e comandada pelos irmãos Cláudio e Francisco. Da paixão pelos vinhos, surgiu a ideia de implementar um vinhedo de uvas italianas, como sangiovese, nebbiolo e montepulcino. Por lá, também produzem rebo e shyrah para desenvolver assemblagens.
Recentemente, abriram também abriram um espaço para receber almoços harmonizados. Enquanto seu Cláudio mostra entusiasmado os vinhedos e a produção de citrus, e Francisco fica na casa orquestrando as panelas. Tudo é cronometrado e encantador. Ao voltar do campo, inicia-se os trabalhos com o espumante da propriedade Dona Laurentina. Finalizamos o almoço com o limoncello produzido por eles, que vem dos limoeiro ao lado da vinícola.
VINÍCOLA VELHO AMÂNCIO
Pioneira na elaboração de vinhos da região, a Velho Amâncio é de origem portuguesa e, há mais de 30 anos, produz vinho fino na região. Atualmente, a vinícola é comandada pela bisneta de Amâncio, a engenheira agrônoma e enóloga Aline Fogaça, que cuida de todas as fases da produção. Com a popularização dos espumantes e a boa aceitação no mercado, o foco do momento é aumentar a fabricação de espumantes, principalmente os elaborados pelo método champenoise, que são ícones da vinícola.
Aos finais de semana, a propriedade oferece cursos de degustação. É só ligar e agendar diretamente com ele. Certamente, é um belo passeio.
WEINWELT
É uma loja no centro de Santa Maria totalmente dedicada ao vinho nacional. Há rótulos da serra gaúcha, de Santa Catarina, Vale dos São Franciso e Campanha. O grande diferencial de lá são as divisões por categorias, e não por vinícolas, o que facilita na hora da compra. No subsolo, há uma seleção de espumantes de vinho de guarda.
VILA BELGA
Entre um vinho e outro, é bom fazer uma pausa. A Vila Belga, como é conhecida, é a região dos operários, engenheiros e ferroviários, que foram para Santa Maria desenvolver as estradas. É um local tombado e gracioso, as casinhas germinadas e coloridas são encantadoras. Uma vez por mês, ocorre um brique com atrações musicais para a comunidade.
RESTAURANTE AUGUSTO
A casa conta a história gastronômica da cidade, afinal, foi onde surgiu o primeiro galeto ao primo canto. A decoração é original desde a sua abertura, com serviço simples e extremamente cordial. A trilha sonora com clássicos franceses e italianos, dão o clima do lugar, que é supertradicional e conta com funcionários com mais de 30 anos de casa.
Não tivemos dúvida na hora de escolher os pratos do cardápio, o clássico galeto ao primo canto, que são pedaços miudinhos de frango assados e molhadinho por dentro, vêm servidos com vinagrete da casa. Ainda acompanha a polenta brustolada com queijo por cima, tudo muito saboroso. Para acompanhar, também fomos na salada da casa: radicci, tomates secos e palmito, tudo na medida certa. Finalizamos nossa experiência com o pudim de leite, uma generosa porção que segue desde sempre a mesma receita.