No primeiro dia do Festival Fartura - Comidas do Brasil, o sábado de sol recebeu o pessoal que veio conhecer comidas do país todo no Boulevard Laçador. O espaço encheu cedo e o pessoal aproveitou a programação das aulas práticas em estações de trabalho junto com os chefs, aulas teóricas com degustação das receitas e as cozinhas ao vivo.
CLIQUE AQUI para comprar ingressos para o domingo.
No Espaço Interativo, o chef Rafael Jacobi, do Wok de Porto Alegre, iniciou as aulas práticas com a comida de rua da Tailândia. Márcio Ávila, do Bistrô Pelotense (Pelotas), entrou em seguida com os Sabores da Estação. De sobremesa, a chef Nanda Carneiro (LeveMe, do Rio) trouxe a Torta Cookie com Recheio de Brigadeiro e a chef Ilse Machry, do Machry Armazém e Bistrô (Porto Alegre) trouxe a Cuca de doce de leite com banana.
No Espaço Conhecimento SENAC os chefs ministravam aulas teóricas apresentando ingredientes, técnicas e receitas. O sábado começou com Trem Mineiro: broa de fubá, doce de laranja da terra e mousse de café, com os chefs Nara Andrade e Rafael Pires, da Confeitaria Tiradentes (Tiradentes, MG). A sequência ficou com o chef Tiago Both, do SENAC de Porto Alegre e o Matambre além do Churrasco. O chef confeiteiro Lucas Corazza, do programa Que Seja Doce do GNT, apresentou a receita da torta de Fubá com Goiabada. Seguindo com os doces, o chef Jaime Solares, da Borracharia Gastrobar (Belo Horizonte, MG) trouxe o Doce de jiló: quebrando os paradigmas do sabor. Na hora do chimarrão, Liliane Pappen, da Escola do Chimarrão (Porto Alegre) falou sobre os aspectos teóricos e práticos da bebida símbolo dos gaúchos. Para finalizar as aulas teóricas do primeiro dia, chef Eduardo Reis apresentou o Filé de cauda de jacaré com minilegumes e vinagrete de morango.
Em duas Cozinhas ao Vivo, os chefs prepararam receitas em tachos e na brasa e apresentavam ao público durante a degustação. O chef Paulo Machado, do Instituto Paulo Machado (Campo Grande, MS) trouxe o arroz carreteiro do Pantanal. O chef Timóteo Domingos, do Projeto Gastrotinga (Canindé de São Francisco, SE), trouxe o Camarão à Palmatório, cozido na folha de velame com farofa de amendoim e picles de palma e a chef Eliana Ferreira, da Barraca da Eliana (Belém do Pará) trouxe a paella cabocla.
Na área da Brasa, o chef Antônio Costagusta, do El Topador, montou os assados e programou a saída de cada um deles ao longo do dia: choripan, pernil de cordeiro e costela no fogo de chão.
Na área dedicada ao Tacho, o chef Rafael Tochetto, do Campagne Restaurante (São Sebastião das Águas Claras, MG) abriu o sábado com o arroz com pequi e carne de sol, feijão andu e quiabo. O chef Pablo Oazen, do garagem Gastrobar (Juiz de Fora, MG) preparou a barriga de porco com tropeirinho chic e o chef Ivan Prado, do SENAC (Fortaleza, CE) preparou o Arroz de camarão com leite de coco e pimenta de cheiro. Para finalizar, o chef Rafael Pires, do Pacco e Bacco (Tirandentes, MG) trouxe a Galinhada Caipira: arroz cozido no caldo caipira, talisca de frango, ora-pro-nobis e algo confitado no melado de cana.
No espaço "Petiscos, lanches e doces" o pessoal conheceu e provou delícias como o Sanduíche de pastrami do Roister, com a chef Nati Tussi, a Tilápia na farinha de pão de queijo e creme de limao-galego, com o chef Gabriel Trillo, do Omilia (Nova Lima, MG), o Capeletti ao funghi dos chefs Altemir Pessali e Clege Dalmaz, do Primo Camilo. O chef confeiteiro Lucas Corazza trouxe o bolo de chocolate com origem brasileira e jabuticaba e também a pipoca caramelizada perfeita o chef Gabriel Rossi, da Ciao Pizzeria Napoletana (Porto Alegre, RS).
No Espaço "Chefs e restaurantes", nomes e lugares responsáveis por pratos deliciosos no país todo, como o incrível Bolinho de arroz de moqueca com camarão rosa e vinagrete de pimentas, do chef Thiago Paraíso, do Ouriço (Brasília, DF), o Xiss salada com ovo da chef Carla Tellini, do Grupo Press (Porto Alegre), a Fregola com fonduta de queijo, tomatinhos grelados e pinoli do chef José Barattino, do Eataly (SP), o Raviolone de costela 12h ao molho de nata fresca com farofinha de linguiça e azeite defumado do chef Carlos Kristensen, do Um Bar & Cozinha (Porto Alegre) e os Camarões Flambados do chef Xavier Gamez, do Xavier (Porto Alegre).
No domingo a programação segue intensa, com dia cheio em todos os espaços. Ainda, os espaços com produtos e produtores apresentam iguarias regionais para compra e degustação.