Amor, história, comédia e até assassinatos. Selecionamos títulos bem variados: alguns em que o vinho é protagonista, outros em que é coadjuvante.
FILMES
Vicky Cristina Barcelona (2008)
Taças de vinho aparecem várias vezes nas mãos do elenco de peso do filme, dirigido por Woody Allen. Vinhos tintos e brancos dão o tom ainda mais sensual às cenas protagonizadas por Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Penélope Cruz e Javier Bardem, que formam um "quadrado" amoroso em Barcelona, uma das cidades mais sedutoras do mundo.
Um bom ano (2006)
Para quem gosta de vinho e de comédia romântica, pode colocar esse como primeiro da lista. No filme, a vida do banqueiro Max Skinner (Russel Crowe) vira de cabeça para baixo quando ele herda uma vinícola na França. Durante a empreitada, ele conhece uma moça misteriosa. E se apaixona, lógico, por ela e pelo lugar.
Sideways: entre umas e outras (2004)
Conta a história de dois amigos que saem em uma viagem para a despedida de solteiro de um deles. Na tragicomédia, Paul Giamatti é um conhecedor de vinhos, e a roadtrip, que dura uma semana, passa pelas vinícolas de Santa Bárbara, na Califórnia.
Caminhando nas nuvens (1995)
A história se passa no Vale de Napa, região que ficou conhecida no mundo dos vinhos nos anos 70, quando rótulos da região bateram os franceses em uma competição. Mas o filme é bem anterior a isso. O soldado Paul Sutton (Keanu Reeves) volta para os Estados Unidos depois da guerra e se apaixona pela filha do dono de um vinhedo.
O julgamento de Paris (2008)
Para engatar no anterior. O julgamento de Paris conta a história do vinho de Vale de Napa que derrotou os franceses na casa deles. Em 24 de maio de 1976, uma degustação às cegas da principal premiação de vinhos do mundo deu a vitória aos californianos.
Somm (2012)
O Master Sommelier Exam é o teste para conhecedores de vinho mais respeitado do mundo. E este documentário conta um pouco da história, da paixão e do deslumbramento que existe ao redor da bebida ao acompanhar quatro amigos que amam vinho e se preparam para passar no exame.
LIVROS
A história do vinho, de Hugh Johnson
Do começo até agora, tudo sobre a bebida em cerca de 250 páginas. Além de contar bem a evolução do vinho com o passar dos anos e pela mão de vários povos, também traz diversas curiosidades sobre a bebida. É ilustrado, daqueles livros para ter na sala de casa e se deleitar de vez em quando.
A história do Romanée-Conti, de Maximilliam Potter
O repórter americano Maximilliam Potter, da revista Vanity Fair, foi enviado para a Borgonha, na França, para escrever sobre o envenenamento da safra de 2010 do mítico vinho Romanée-Conti. Além de reportagem, a viagem rendeu um livro, que a partir do caso conta toda a história de um dos vinhos mais caros do mundo em um ritmo alucinante, digno dos melhores romances policiais.
Grande dicionário de culinária, de Alexandre Dumas
O último dos mais de 400 livros escritos por Alexandre Dumas, autor dos clássicos Os três mosqueteiros e O conde de Montecristo. Além de um dos maiores escritores da história, Dumas era um grande viajante e gourmand, e este livro, do final do século XIX, é um compilado de anos de pesquisa que ele não viu publicado. De A a Z, traz receitas, história e costumes da época de quando foi escrito, com grande espaço para os vinhos.
Treze contos, de Anton Tchekhov
Um dos mais importantes escritores russos, e que se apaixonou por champagne em sua passagem pela França. Diz a lenda que a última coisa que Tchekhov teria feito em seu leito seria tomar uma taça da bebida. Nessa coletânea de contos, um se chama justamente "O caso do champagne".
O barril de Amontillado, de Edgar Allan Poe
Conto que pode ser encontrado em várias publicações que reúnem a obra do autor, que era um apaixonado pelos vinhos de Jerez de La Frontera, na Espanha. Seu favorito aparece no título desta obra, o Amontillado, que convida o leitor a solucionar um assassinato de um suposto conhecedor de vinhos.
A viúva Clicquot, de Tilar J. Mazzeo
Conta a história de Nicole Barbe Ponsardin e a criação de um dos champagnes mais conhecidos do mundo. A mulher, conhecida também pelo nome de Veuve (viúva) Clicquot foi pioneira em uma época em que o mundo dos vinhos era dominado pelos homens.
Vinho e Guerra, de Don e Petie Klaustrup
Para quem gosta de vinho e da história das grandes guerras mundias. O livro traça esse paralelo, reunindo histórias sobre os produtores de vinhos franceses durante os dois conflitos.
O guia essencial do vinho: Wine Folly
O nome pode parecer pretensioso, mas o conteúdo é mesmo muito bom. Recomendamos o livro do Wine Folly - um site de vinhos que é uma referência mundial -, para quem está começando a se apaixonar pela bebida. Cheio de ilustrações e infografias, é ideal para se ambientar no mundo do vinho. Também é um belo presente.