O post de hoje é para os caçadores de novidades. Mais que isso, é o para os que amam lugares novos, descolados, criativos, mas que não perdem o aconchego. No início do mês de maio inaugurou em Porto Alegre uma cafeteria com um conceito todo diferente: a Ginkgo 788, que, além de café, é também floricultura.
Localizada nos arredores do parque mais queridinho da cidade, nossa amada Redenção, a entrada logo chama a atenção porque difere das tantas fachadas monótonas da avenida. Ela é cheia de folhagens e plantinhas que te atraem para dentro.
Ao entrar, um corredor com algumas mesinhas e muitas samambaias te leva até o bar/caixa. Já é um prelúdio para o que nos aguarda ao fundo do estabelecimento.
Para quem precisa de um incentivo visual na hora de tomar a decisão, no balcão dá para dar uma espiadinha no que tem para comer. Dá também para trocar uma ideia com o pessoal que trabalha no local, pedir sugestões e assistir de camarote o café sendo preparado.
Passando o corredor de entrada, chegamos, enfim, no ambiente mais legal do lugar: um jardim secreto em meio à selva de pedra da Av. Osvaldo Aranha. O chão de brita, os bancos e o pergolado de madeira dão a sensação de estar sentado no jardim de casa, o que dá à experiência um ar muito diferente e ao mesmo tempo acolhedor.
No meio do encantamento com o lugar, o estômago roncou para lembrar que estávamos ali com um propósito. O cardápio tem várias opções, desde lanches salgados e doces até pratos de almoço e pizzas artesanais, passando por cafés diversos e outros tipos de bebida, como chope. Como fomos lá durante a tarde, a vontade era de doce, e nada como um bom café para acompanhar. Eu escolhi o cappuccino italiano para beber.
O café foi acompanhado por uma mil-folhas bonitinha, recheada de creme de confeiteiro. A massa estava bem fininha e supercrocante, do jeito que eu gosto.
Também pedimos um cappuccino brasileiro que, diferente do italiano, é mais docinho, porque leva chocolate e canela.
E, para fechar com chave de ouro, fomos de sobremesa clássica: cheesecake com calda de frutas vermelhas. Não tem erro.
Depois de comer, ainda demos uma passeadinha para explorar todos os cantinhos do local. Bem ao fundo fica a parte da floricultura, com os produtos à venda. Dá vontade de levar todas as suculentas para casa. Sem falar que essa luz de tom cor de rosa dá um aspecto meio fantástico para o ambiente, tipo conto de fadas.
O bom é que o local é versátil e dá para ir a qualquer hora do dia, seja para almoçar, dar uma pausa nos estudos ou quem sabe um happy hour com os amigos no fim da tarde.
Gastamos em média R$ 20 por pessoa, com cafés e comidinhas.
Para quem quiser fugir um pouquinho da realidade dura da cidade e se abrigar em meio às folhagens, fica então a minha dica. Dá para fazer de conta que está em um jardim bem longe, mesmo que por alguns momentos. E, de quebra, pode levar um pouquinho dessa natureza consigo para alegrar a casa, ou a mesa do escritório. Bem sabemos que essa vida anda precisando ser mais florida.
Cafeteria e Floricultura Ginkgo 788
Avenida Osvaldo Aranha, 788 – Bom Fim
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 99953-5613
Aceita todos os cartões
www.facebook.com/ginkgo788
* Conteúdo produzido por Paula Bañolas