No último sábado resolvi subir a Serra Gaúcha para conhecer o Toro, que surgiu no ano passado da paixão de três amigos gaúchos pela carne feita na brasa.
O lugar é bem amplo, com espaço interno de dois pisos e um deck para quem gosta de um happy hour ao ar livre.
A decoração é bem rústica, com mesas e cadeiras feitas em madeira e as paredes cheias de quadros, placas, diversos objetos que remetem à vida na fazenda e ao gado e alguns itens herdados dos avós e de parentes dos proprietários.
Um lugar aconchegante, com um ar vintage e ao mesmo tempo moderno. Cheio de detalhes e histórias espalhados por todos os lados.
E ainda tem o bar: uma bancada de madeira rústica e alguns bancos. Lindo, não? Quero um igualzinho no meu apartamento. E de preferência com a mesma infinidade de bebidas. Tem para todos os gostos: drinks clássicos, releituras e cervejas rio-grandenses selecionadas a dedo.
Ok, prometo que é a última foto do lugar. Mas é que para cada cantinho que você olha tem algo que chama atenção. Olha que ideia genial essa das garrafas-luminárias. E o touro que mais parece uma chama? Devo admitir que a pessoa que decorou o lugar tem um baita bom gosto.
Bem escondidinho, atrás do bar, fica a grelha onde são preparados os hambúrgueres. Só de ver essa foto lembro do cheirinho da carne feita na brasa.
Deu fome, né? Então vamos falar do cardápio: hambúrgueres artesanais, batatas de diversos tipos, saladas, linguiças defumadas, espetinhos e bifes de entrecôte. Dá vontade de provar tudo. Para iniciar os trabalhos pedimos um chope bem gelado.
Mal sentamos na mesa e o garçom já nos serviu uma porção bem generosa de chips de polenta frita coberto com queijo fresco ralado e cebolinha. Bem crocante e sequinho. Pensa em um negócio bom. Não é a toa que é a estrela do Toro.
Pedi o drink da casa, que não está no cardápio, mas pelo que deu para notar é um dos mais pedidos. Feito com aperol, suco de limão siciliano e de limão taiti, vodca, espumante, água com gás e xarope de gengibre caseiro. Uma versão do Aperol Spritz um pouco mais cítrica. Bem refrescante e delicioso.
E o meu namorado pediu uma caipirinha de tangerina com gengibre. Não gosto muito de tangerina, mas provei mesmo assim e estava bem boa.
Pedimos a linguiça artesanal apimentada acompanhada de farofa e molho barbecue. Comeria de café da manhã, almoço e jantar para o resto da vida de tão boa. Sério, de comer rezando.
Em seguida pedimos o espetinho Toro. Pinchos da casa feitos com carne bovina, pimentões e bacon. Carne no ponto, bem temperada e o bacon nada gorduroso. Também acompanha farofa e molho barbecue.
Meu drink ainda não havia acabado e o bartender trouxe outro para eu provar (que ainda está em teste para entrar no cardápio). Feito com Jägermeister, xarope de coco, suco de abacaxi, suco de limão, bitter e hibisco. Gostei, mas achei um pouco forte. Dá para sentir bastante o gosto do Jägermeister.
Já o meu namorado acabou rapidinho com a primeira caipirinha e pediu outra: caipirinha de tangerina com limão siciliano e hortelã. Dá para ver que ele gosta de tangerina, né? Provei também e gostei bastante.
Por último, pedimos um hambúrguer para dividir. Não tem opções prontas no cardápio. Você escolhe o ponto da carne, o pão (com ou sem amêndoas), o queijo e os acompanhamentos (rúcula, alface americana, picles, tomate, cebola roxa, cebola caramelizada, bacon e geleia de uva) . Bacana, né? Pedimos o hambúrguer com a carne ao ponto, queijo colonial, cebola roxa, picles e bacon no pão sem amêndoas. E ainda acompanha porção de chips de polenta frita, molho barbecue e maionese de leite feita no Toro.
Bem artesanal (a carne é moída na casa) e com ingredientes fresquinhos. E a maionese de leite feita na casa é uma delícia. Bem temperadinha e com uma textura cremosíssima.
Está pensando que acabou? Depois de tudo isso ainda pedimos uma sobremesa: vulcão de doce de leite com sorvete. Bem doce, ostentando doce de leite e o sorvete tinha gostinho de nata. Que combinação dos deuses.
Mais ou menos R$80 por pessoa. Atendimento impecável, comida excelente e lugar bacana e bem localizado. Saímos satisfeitos e com certeza voltaremos em breve.
Toro
Av. das Hortênsias, 840 - Centro
Gramado/RS
Fone: (54) 3295-9110
Aceita cartões VISA e Master
www.torogramado.com
* Conteúdo produzido por Alessandra Rech