Conheço o chef peruano Luiz Yagui da época em que ele comandava o 300 Cosmo Dining Room em Porto Alegre. Descendente de japoneses, ele cria pratos inspirados na culinária chamada Nikkei, que mistura referências dos dois países: Peru e Japão. E foi assim que me apaixonei por ceviche e afins. Por isso, não pensei duas vezes em conhecer o Zero Sen, aberto há pouquíssimo tempo na cidade.
O restaurante fica localizado em uma galeria na Anita Garibaldi, ao lado da pizzaria Ciao. E segue o mesmo sistema: cozinha aberta, poucos lugares para sentar, pratos e copos descartáveis. O negócio é ser rápido e descomplicado.
No cardápio, sushis, ceviches, robatas (o tradicional espetinho japonês que ainda não tinha visto em Porto Alegre) e woks.
Passamos lá depois do trabalho para um happy hour, e aproveitamos o calor para começar com um vinho branco - o chileno Single Estate Chardonnay. Frutado e refrescante, perfeito para acompanhar os pedidos que estavam por vir.
Fizemos nossos pedidos pelo cardápio e pagamos diretamente no caixa, depois escolhemos nosso lugar em uma mesinha ao ar livre. Nossos pratos chegaram assim, em uma bandeja, bem organizados.
A Joanna foi de ceviche clássico feito com peixe branco. O ceviche feito por Yagui é um dos mais saborosos que já provei, e vem com um milho delicioso e uma batata-doce levemente caramelada.
A Júlia foi na opção vegetariana do cardápio: robata de shimeji. Os cogumelos vêm dispostos em pencas mesmo arrumados em dois espetinhos.
Eu escolhi o combinado Lima, de 16 peças, que vem com sushis de atum com abacate e de salmão com creamcheese, sashimis de salmão e niguiris. Na medida para uma pessoa.
Nos pratos, gastamos ao total R$ 95 para três pessoas. A garrafa de vinho sai por R$ 47.
Zero Sen
Rua Anita Garibaldi, 694 - Mont' Serrat
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3024-0324
Aceita cartões Visa e Master
Horário: terça, quarta e domingo, das 18h às 22h; e de quinta a sábado, das 18h às 23h.
* Conteúdo produzido por Juliana Palma