Era um daqueles dias em Porto Alegre em que a gente pressente o verão que vem pela frente. Sol batendo, muitos graus e nenhuma brisa para aliviar. Foi nesse clima que escolhemos o Noz Cozinha Vegetariana, em busca de uma comida leve e mais saudável.
Quem me conhece sabe que sou uma carnívora de longa data. Minha experiência com comida vegetariana é bastante limitada, então foi com um certo ar de curiosidade e com vontade de me deixar surpreender que fui até lá para almoçar.
O próprio local é uma surpresinha. É um restaurante bem pequeno, escondido no meio de todos aqueles prédios enormes, foros e tribunais do Centro de Porto Alegre. Só sabendo o endereço mesmo para chegar ali.
Ao chegar, escolhemos uma mesa na parte de trás do restaurante. O lugar é bem apertadinho, as mesas ficam bastante próximas umas das outras. Escolhemos um cantinho na parede, uma das poucas mesas livres.
Fomos atendidos bem rápido, e ao dizer à garçonete que era nossa primeira vez no Noz, ela se prontificou a explicar o funcionamento do cardápio. Eles têm um sistema de menu do dia, que consiste de uma salada e de um prato principal, seguindo o conceito ovo-lacto-vegetariano. Eles têm variações veganas, sem lactose e sem glúten, e alguns outros pratos à la carte pra quem quiser comer alguma coisa diferente.
Decidimos provar coisas diferentes, então escolhemos um menu do dia, cujo prato principal era uma massa com molho de tomate e alecrim e caponata de berinjela e uma quiche de legumes acompanhada pela salada.
Para beber, um suco do dia: mix de melancia, abacaxi e goiaba e a água aromatizada com erva-doce e abacaxi, que é de graça pra todo mundo.
O primeiro prato a vir foi a salada: um mix de alfaces com cenoura, batata doce e gérmen de trigo, tudo isso regado ao molho da casa. Preciso fazer uma pausa aqui e falar sobre esse molho que, para mim, foi a estrela do dia. Simplesmente sensacional. Até perguntei para a moça do caixa se o molho era sempre o mesmo, mas ela me disse que muda todo dia. Mas pelo que ela me contou, os outros devem ser muito bons também.
Depois, vieram a massa e a quiche. O molho da massa era bem temperado, mas o melhor era o crispy de couve que veio em cima. Fez toda a diferença para o prato.
A quiche também era bem boa, a massa crocante e o recheio de legumes com queijo bem cremosinho.
Para fechar com em grande estilo, resolvemos pedir sobremesas. Fomos de torta de ganache de chocolate meio amargo com calda de frutas vermelhas e de torta integral de banana com creme inglês de banana. A torta de ganache estava bem gostosa, com um gosto marcante do chocolate amargo e a calda de frutas para dar uma quebrada.
Agora, meu amigos, a torta de banana... Eu tenho uma prima que ama banana mais que tudo na vida, e eu só conseguia pensar: “preciso trazer a Beta aqui para provar isso”.
Outra coisa que achei legal foi a atenção que se dá aos clientes. Uma menina chegou para almoçar com um bebê de colo e perguntou se tinha cadeirinha para crianças. A dona se desculpou e disse que não, mas a menina ficou para comer mesmo assim. Na hora de pagar, quando ela foi até o caixa, a dona disse para ela que iria providenciar e até pediu dicas de qual cadeirinha ela poderia comprar. Achei um baita sinal de respeito ao cliente.
O menu completo, que inclui a salada, prato principal, um suco e a sobremesa, sai por R$ 33,00. Quem não quiser o doce pode pedir só o menu do dia, que custa R$ 20. Um preço bem justo para comer fora, ainda mais com essa experiência de comer comida saudável com gostinho de caseira e um toque todo especial.
Noz Cozinha Vegetariana
Rua Dr. Vicente de Paula Dutra, 47 – Praia de Belas
Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3907-5002
Aceita Visa, Master, Banricompras, Elo, Alelo e Sodexo alimentação.
www.facebook.com/nozcozinhavegetariana
* Conteúdo produzido por Paula Bañolas