Nos dias 16 e 17 de novembro, Porto Alegre vai receber um jantar superbacana com pratos da culinária do Amazonas. Quem vai comandar a função no restaurante Casa Micheletto, restaurante do Hotel Laghetto Viverone Moinhos, é o chef manauara Adalberto Vieira.
Curiosos que somos, aproveitamos a deixa para conversar com ele e entender um pouco mais dessa gastronomia tão incrível e tão exótica ao mesmo tempo, mas que talvez seja pouco conhecida no Brasil inteiro.
A culinária do Amazonas tem muita influência nas origens indígenas do Estado. O legal é que, como a região é rodeada por diferentes rios, a população de lá consome uma quantidade muito grande de peixes e frutos do mar, sem falar na carne de tartaruga.
Veja abaixo algumas curiosidades:
> Pirarucu de casa, pato no tucupi, tacacá e maniçoba são alguns dos pratos típicos da região. O tacacá é formado por um caldo fino e bem temperado feito com cebola, alho, sal e coentro. Servido com camarão e jambu, às vezes causa um tipo de formigamento nos lábios. Quem prova jambu não esquece mais!
> Açaí, cupuaçu e tucumã são algumas das frutas locais muito consumidas por lá.
> Peixes como o tucunaré, tambaqui e o pirarucu são os queridinhos de lá e muito usados na hora de cozinhar. Esse último, nos disse o chef, tem uma carne de textura bonita e cor apreciável, além de ser muito saborosa.
> Os ingredientes mais usados para completar os pratos são a mandioca, o alho e a pimenta. Também é servido o clássico pirão, que é um caldo de peixe cozido e misturado com massa de farinha de mandioca.
> Já a curiosa carne de tartaruga, uma das mais apreciadas do Amazonas, é feita geralmente como guisado. A casca é a única parte do animal que não pode ser consumida.
Precisamos confessar que estamos ansiosos por esse jantar em Porto Alegre, para descobrir os sabores do Amazonas. Em breve, compartilhamos por aqui mais detalhes.
Conteúdo produzido por Destemperados para Laghetto