Faz anos que desejo uma casa de lamen aqui em Floripa, experimentei esse prato pela primeira vez quando visitei minha irmã na Austrália e me apaixonei. O lamen (ou ramen) é um prato de origem chinesa que se desenvolveu no Japão. Na minha linguagem é um tipo de sopinha feita com macarrão, diversos vegetais e carne de porco. O tipo de caldo e os ingredientes variam de restaurante em restaurante, cada um cria sua receita peculiar.
Meu pedido foi atendido quando soube que o Sushic estava oferecendo esse novo prato na casa e eu não sosseguei enquanto não fui experimentar. Numa noite de inverno gelada, convidei a amiga Michele, que está gravida, torcendo pra sementinha na barriga dela achar o lamen uma boa ideia. Bingo! Um lago de carpas nos davam as boas-vindas na entrada.
Essa foi a primeira vez que fui ao Sushic, que também serve festival de sushi e outros pratos a la carte. Ele fica em uma casa de dois pavimentos, numa rua mais escondida em Coqueiros. O restaurante, que funciona no segundo andar, é aconchegante e tem boa iluminação.
Como entrada dividimos um siri-mole empanado na farinha panko. O siri-mole é capturado no momento da troca de casca, sem o exoesqueleto, por isso o “mole”. Já tinha ouvido algumas vezes sobre ele e surgiu a oportunidade de provar aqui. A carne é firme, suculenta e estava muito crocante por fora, como o panko nos proporciona.
Eles servem duas versões de lamen, que diferem pelo tipo de caldo, um é feito a base de missô e o outro com shoyo, em ambos os ingredientes são os mesmos: lombo de porco, kamaboko (um combinado de peixes brancos batidos, modelados como um pão, e cozidos a vapor), broto de feijão, cenoura ralada, cebolinha e ovo cozido (opcional). Como nos falaram, os ingredientes ainda estão em adaptação, pois é um prato novo e está sendo estudada a recepção das pessoas.
Nós duas pedimos o mesmo lamen a base de missô, chamado Missô Tyashu, eu pedi que retirassem o porco, pois não sou fã, então recebi uma versão vegetariana do prato.
O caldo é bem suave e cada pescada com o hashi é um nova textura para saborear. Essa versão com o missô é para paladares mais sensíveis, sem nenhum tempero muito forte. Tomei o caldinho até o fim e me senti aconchegada.
O da Michele veio completo, com lombo de porco. Esse prato é praticamente um quadro de tão bonito e colorido. (Percebam o kamaboko fatiado com as bordas rosa choque, também não conhecia essa iguaria.)
Foi uma noite muito agradável e aconchegante, agora estou mais feliz por saber da presença do lamen aqui pertinho. Nossa conta ficou em R$98, com a entrada e os pratos, sem incluir bebidas e serviço. Eles também possuem delivery caso queiramos pedir em casa.
Sushic
Rua Dr. Abel Capela – Coqueiros
Florianópolis/SC
Tel: (48) 3028-4576
Aceita cartões: Visa, Mastercard, American Express, Diners e Elo.