Sabe quando você fica sem ideias do que comer? Não está com vontade de nada específico, não tem nenhum lugar novo bacanudo em vista pra ir… Aí você lembra daqueles lugares que você não vai há um tempão mas não sabe nem por que, já que adora? Foi num desses dias que voltei ao China Town. Ele fica numa casinha antiga, lindinha, perto da estação Afonso Pena do metrô. De fora, ninguém diz que ali dentro fica um pedacinho da China, fundado por dois chineses, Chen e Wu.
No primeiro andar, mesinhas simples, limpas e bem organizadas, e uma decoração que já remete ao clima oriental. Mas emocionante mesmo é o segundo andar, uma área reservada a grupos, decorada com quadros típicos, leques e lanternas chinesas. Infelizmente, não consegui fotografar no dia, pois estava tendo uma confraternização de um grande grupo de - quem diria - chineses! Esse para mim é o melhor indício de que esse é um restaurante chinês bom e autêntico: o fato de lá sempre ter chineses fazendo suas refeições! E o que mais o grande grupo de chineses poderia estar fazendo que não confraternizando com um bom karaokê chinês? A noite foi bastante animada!
Esse é um restaurante que frequento há bastante tempo e tenho, portanto, meus pratos prediletos. Não tem como ir lá sem pedir a guioza! Sério, não tem como, é boa demais. Nunca comi outra igual. Peço sempre cozida no vapor, porque acho mais gostosa do que frita.
Olha esse recheio! Carne de porco muito bem temperada, que fica simplesmente maravilhosa com esse molho.
E por que não tomar uma cervejinha chinesa, né?
A comida no China Town costuma ser muito bem servida. Os garçons são muito atenciosos e sempre explicam os pratos - tem muitas coisas ali que só os chineses entendem. A gente normalmente pede o Ninho de Passarinho, um prato bem comum ali, mas dessa vez queríamos inovar! Para ajudar o cérebro a pensar, pedimos rolinhos primavera - dois de legumes e dois de camarão com catupiry.
Depois de pesquisar bem o cardápio e pedir algumas sugestões ao garçom, finalmente decidimos. Pedimos o Pato à moda de Cantão (meio, já que as porções são enormes) - o pato vem com a casquinha caramelada e super crocante, delicioso.
E pedimos tabém um Bifum com bacon (macarrão feito com farinha de arroz, bacon, ovos mexidos e legumes). Ah, já sabíamos que teríamos comida para o jantar e o almoço do dia seguinte - foi proposital. Primeiro, porque queríamos experimentar mais coisas, e depois porque queríamos evitar a fadiga de cozinhar no sábado. A combinação de bacon, ovos e legumes é inusitada, mas devo confessar que surpreendeu. Os chineses entendem das coisas.
A viagem à China ficou em 190,00 reais para duas pessoas - levando em conta que tomamos cerveja e levamos para casa o almoço de sábado ;) Espero que a gente não leve tanto tempo para voltar de novo, porque esse é um cantinho escondido mas muito precioso da Tijuca!
China Town
Rua Afonso Pena, 13 - Tijuca
Rio de Janeiro/ RJ
Fone: (21) 2234-8882 / 2264-1643
Aceita todos os cartões de crédito e débito.
http://chinatownrj.com.br/
* Conteúdo produzido por Roberta Freitas