Perambulando pelo centro de Criciúma à procura de algum lugar legal para comer não encontro absolutamente nada que me chame a atenção. Como não conheço nada na cidade, peço um help para a colega e jornalista gastronômica Rúbia, que mora na região. Ela prontamente me indica o Café e Mistura, que também lhe foi indicado por outras pessoas. Quando encontrei o Café, logo percebi ser daqueles que só descobrimos por indicação. Fica escondido no térreo de um prédio, e uma placa na calçada anuncia que é tudo sem glúten.
A cozinha deles é totalmente livre de glúten, sem risco de contaminação, perfeito para quem é celíaco. Além disso, quase tudo é sem lactose também.
No almoço, eles servem um prato diferente por dia. Desta vez, tinha frango grelhado ao forno com cebola e tomate, refogado de berinjela e abobrinha, farofa caseira, batata recheada com legumes e queijo vegano, arroz orgânico e salada de verdes, cenoura ralada e tomates cereja.
Comemos com os olhos só de olhar o prato caprichado e colorido.
O aroma do conjunto do prato era muito gostoso, daqueles temperos caseiros de comida de vó, tanto que até esqueci desse negócio sem glúten e lactose. Não acho tão fácil encontrar uma comida com essas restrições que seja, além de bem feita, bem temperada e principalmente saborosa. O desafio é ter aquele "tchan" que te faz desejar uma garfada atrás da outra.
A batata recheada (não deve ser à toa que ela está radiante no centro do prato) foi o que mais me deixou feliz. O recheio cremoso e molhadinho de legumes junto ao queijo vegano foi o toque perfeito.
Ao finalizar os almoços nesse dia, os clientes ganharam um mimo da Raquel, proprietária e cozinheira, que ofereceu uma canjiquinha caseira com coco ralado feita sem leite. Ainda estava quentinha e o aroma de canela tomou conta. Perfeito para esquentar um pouco nessa cidade gelada (como Criciúma é gelada!).
Almocei, saí, voltei para o centro da cidade e no café da tarde o que eu fiz? Voltei para o mesmo lugar, já que percebi que era realmente a melhor opção por aquelas bandas.
Na vitrine, tem pão de queijo funcional, feito com batata.
Tem também uma tortinha de maçã e banana com cara boa.
Eu queria um doce, e em matéria de doce, o chocolate sempre me ganha, então fui de bolo de chocolate feito com farinha de arroz de fabricação própria. Fofinho, sequinho, macio e doce na medida certa (a minha, pelo menos). Para acompanhar, chá de ervas.
A conta total fechou em R$ 22,50 incluindo o almoço, o chá e uma fatia de bolo. Somente o prato do almoço sai por 15 reais, um preço muito bom em relação à qualidade, quantidade, sabor e cuidado. Vale a pena.
Café e Mistura
Rua Marechal Floriano Peixoto, 180 - Centro
Criciúma/SC
Fone: (48) 9625-9725
Aceita todos os cartões