Moro e sou apaixonada pela zona sul de Porto Alegre (não, não uso aqueles adesivos que dizem "A Zona Sul é tudo de bom" porque acho que tudo tem limite nessa vida). Qualquer novidade na região que tenha a ver com gastronomia já levanto o dedo para dizer que quero tomar pra mim o desafio de conferir. Foi assim com o Big Duck's, com o Positano, com o Berna. E foi assim também com a Vinheria Brasil. Convidei uma grande amiga, a Beth Bertinatto, e lá fomos nós curtir uma noite de sexta-feira.
A casa, que pretende ser um palco para o vinho e o espumante brasileiros, abre normalmente de terça à sábado (mas, até o dia 30/4/2016 estará funcionando apenas sextas e sábados, com reserva), a partir das 17h. Localizada em uma rua que só vem crescendo em pontos comercial, a Sargento Nicolau Dias de Farias, a Vinheria Brasil é uma mistura de loja de vinhos e espaço para happy hour. Também é um lugar perfeito para reunir um pequeno grupo de amigos para uma comemoração.
Chegamos e escolhemos uma mesa no jardim - a noite estava excessivamente quente, e o clima da área externa é muito encantador.
A área externa tem sua decoração modificada a cada dia, mas sempre estão ali pelo menos três mesas. Todas bem bacanas e convidativas.
Depois de nos acomodar, queríamos já escolher qual seria a bebida da noite. A casa trabalha com duas opções de vinhos e espumantes. Pode ser pedido em taças, direto da Enomatic, aquela máquina que você visualiza as garrafas e escolhe o rótulo da vez.
Ou você pode pedir em garrafas. Nós queríamos um espumante e optamos por uma garrafa de Adolfo Lona Brut Rosé. Acertamos direitinho.
Enquanto o espumante não chegou, eu resolvi conhecer o lugar. Ultrapassando o jardim, chegamos na loja. Logo na entrada, um tapete de boas-vindas.
A loja tem muitos rótulos - todos brasileiros. Meu conselho: peça uma dica para a proprietária e sommelier, a Carla Carvalho, para que você conheça garrafas que ainda não provou. Eu fiz isso, e ela me apresentou o espumante brut Zanella. Levei duas garrafas pra casa e jamais me arrependerei de tal decisão.
Na área interna, a casa tem duas salas. Uma, menor, onde fica a Enomatic. Junto dela, duas mesas.
A outra sala, um pouco maior e perfeita para aniversários, acomoda de três a quatro mesas.
E o banheiro parece o banheiro da casa da vó da gente, porém redecorado. Sabe aquela vontade incontrolável de fazer uma selfie? Pois então, vá ao banheiro e não resista.
A Vinheria Brasil tem um cardápio enxuto (do jeito que eu gosto!), com algumas opções de petiscos e apenas duas opções de bebidas além de vinho e espumante: água com e sem gás e suco de uva. Para abrir os trabalhos, pedimos o queijo colonial com bacon frito. O bacon vem bem picadinho e fritinho, do jeito que faz croc croc quando você mastiga. Imagine isso junto do queijo macio. Pois então, foi bem assim o que pedimos logo de chegada.
Papo vai, papo vem, taça vai, taça vem, continuávamos com fome e resolvemos pedir mais um petisco. Desta vez escolhemos um prato de bruschettas, divididas entre carne de panela e gorgonzola. Uma delícia! O pão, macio por dentro e torradinho por fora, compôs lindamente o prato.
Ficamos cerca de duas horas e meia por lá e poderíamos ter ficado mais, porque o ambiente é tão aconchegante e o atendimento é tão carinhoso que a gente se sente muito à vontade. Gastamos cerca de R$ 60 cada uma. E ainda, antes de ir embora, passamos na lojinha para algumas comprinhas. Simplesmente inevitável.
Vinheria Brasil
Rua Sargento Nicolau Dias de Farias - Tristeza
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3557-8059 e (51) 8123-7304
vinheriabrasil.com.br
facebook.com/vinheriabrasil
* Conteúdo produzido por Tatiana Tavares