Meu fascínio por café vem de longa data, mas confesso que ainda não conhecia o famoso Octavio Café, em São Paulo. Localizado na movimentada Brigadeiro Faria Lima, o Octavio Café tem clima elegante e oferece aos visitantes diversos tipos de cafés, do mais tradicional ao mais sofisticado.
O ambiente da cafeteria atende ao público da casa, em sua maioria executivos, que podem tomar o seu café tanto no balcão central, quanto em poltronas em torno do salão ou ainda em um grande sofá que se estende por quase toda a cafeteria.
Escolhi me sentar no grande sofá, já que ele fica de frente ao luxuoso balcão onde são preparados os cafés, e onde você pode encontrar também delícias como o bolo de cenoura com calda de chocolate ou uma cheesecake para acompanhar seu café.
Mas escolher um café por aqui pode ser mais difícil do que você imagina. Após olhar por muito tempo o cardápio e não saber ao certo qual café iria tomar, pedi para que o garçom trouxesse o café mais diferente que eles tinham na casa. Assim sendo, ele me trouxe o Syphon Coffee, com preparo bem diferente do comum, que eu explicarei ao longo das 5 fotos seguintes.
Com um tipo de filtragem ainda pouco conhecida, o Syphon Coffee é preparado em uma esfera que une arte e ciência. “Criado em 1840, é um método de preparo por infusão que funciona por meio do princípio de transferência térmica”, dizia o cardápio.
Acima da esfera de vidro, o barista colocou um suporte com o pó de café da casa e abaixo, ele acendeu o fogo. Conforme a água vai fervendo, ela sobe para o suporte de cima, se misturando ao pó. O mais bacana é que a cafeteria conta com um bom time de baristas preparados para lhe explicar passo a passo do preparo dos cafés.
Após ferver por aproximadamente 4 minutos, o café volta a descer para o cilindro, desta vez coado e pronto para o consumo.
A pequena esfera rende duas xícaras de café, que são servidas em seu próprio suporte.
Com sabor único, forte e super aromático, o café Syphon é muito mais que um café com o nome bonito e um preparo curioso. Tem um sabor único! Apesar do alto preço, a qualidade dos grãos que eles oferecem reflete no sabor do café, valendo a pena.
Mas se seu encanto for tanto ao ponto de você querer muito ter um desse em casa, eles oferecem os itens de preparo para aquisição. Mas prepare o bolso...
Para acompanhar o meu café, eu escolhi um tostex de queijo branco com peito de peru.
Quem estava na mesa comigo pediu também as “Tapioquinhas”: fraldinha cozida e desfiada acompanhada de um pesto de tomates levemente apimentado para serem – devoradas – com pequenas tapiocas com parmesão (ao perfume de limão – dizia o cardápio). Estava incrível! Vale mesmo a pedida.
Mas o café ficou solitário após o meu tostex e para continuar provando o restinho da minha xícara, pedi uma torta de chocolate com morango.
E como chocolate com morango não tem erro, estava uma delícia. Pena que acabou bem rapidinho.
Além dos fabulosos cafés e pratos diferenciados, eles também oferecem no andar de cima serviços como cursos, espaço para eventos corporativos e sociais, além de produtos que podem ser adquiridos e levados para casa.
E no caminho para o andar superior, vários textos sobre cafés estão escritos no chão. Preste atenção
Dica final: Não deixe se apreciar seu café e claro, a vista da parte superior do Octavio Café. Outro ponto bacana é que o local é pet friendly, então se o seu pet tem até 10kg, ele é bem vindo. A experiência toda custou R$ 84,15.
destemperados
O café sofisticado do Octavio Café
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project